Este texto introduz e justifica a formação na iniciação à vida cristã das crianças e adolescentes, especialmente no envolvimento da família, a primeira catequista, a partir da Coleção Crescer em Comunhão: “O processo de educação da fé precisa gerar uma motivação interior, que resulte em uma resposta autêntica ao chamado de Deus, como nos ensina o Evangelho. Essa reflexão, ao iluminar nossa prática catequética, guiou-nos a inserir, na revisão da Coleção Crescer em Comunhão, subsídios destinados aos familiares, oferecendo-lhes reflexões para acompanhar seus filhos em sua formação cristã e assim atender a missão evangelizadora da Igreja para a família, compreendida como núcleo vital da sociedade e da comunidade eclesial.

A Coleção Crescer em Comunhão, com os livros Catequese e Família, pretende contribuir para que as famílias possam viver o Evangelho construindo um itinerário, um caminho de educação da fé marcado pela experiência, conversão e adesão a Jesus Cristo. Para isso procurou integrar elementos característicos do amor divino a fim de promover na família a vivência da comunhão aos moldes da unidade inspirada na Santíssima Trindade.

Visando propor uma experiência de encontro íntimo e pessoal com Jesus Cristo, os temas de cada volume – Catequese e Família – se constituem de reflexões orantes, fundamentadas na Palavra de Deus, para ajudar a família na tarefa de assumir e viver plenamente a proposta de Jesus Cristo. Com os encontros propostos colabora-se para a construção de uma experiência de amor gratuito, de fidelidade, de respeito mútuo, de oração e testemunho em defesa da vida, centrando-se nas palavras e atos de Jesus”.

Com a finalidade de valorizar a família no processo catequético, a Pastoral Familiar da Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão, com apoio do Pároco, Pe. Dilonei Pedro Müller, em parceria com a catequese paroquial desenvolve um trabalho com os pais e crianças da Pré-Catequese, com reuniões mensais. Os pais também têm a importante missão de catequisar seus filhos em casa através dos demais encontros que contém o material “Crescer em Comunhão”.

Nesta segunda-feira, 17 de abril, às 19h, aconteceu o terceiro encontro do ano entre Pastoral Familiar, pais e crianças. Em primeiro momento os pais são trabalhados em separados dos filhos e encerra com atividades conjuntas.

 
1
  • Compartilhe no Facebook
 
4
  • Compartilhe no Facebook
 
6
  • Compartilhe no Facebook