Diversas Paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão viveram um fim de semana especial com a posse de seus Párocos. As celebrações tiveram início na quarta-feira, 1 de fevereiro, com a posse do Pe. Jorge Schafaschek, como Reitor da Reitoria de Nossa Senhora de Fátima, em Flor da Serra do Sul.

No sábado, 4, às 20h, o Pe. Leandro Oldra Sustiço – assumiu como Pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus – Vitorino; Pe. Itacir Franceschina – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Salto do Lontra, teve a posse dia 4 de fevereiro, às 19h; Pe. Genecir da Silva – Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Barracão, no dia 05 de fevereiro, às 8h.; Pe. Paulo Vanderlei Brisch – Pároco da Paróquia São João Batista – São João – dia 05 de fevereiro, às 20h.; Pe. Darci Dalmonte assumiu a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Nova Esperança do Sudoeste, no dia 5 de fevereiro, às 9h.

As celebrações de posses foram presididas pelo Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl e pelo Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora).

Dom Edgar destacou a importância deste momento eclesial na Diocese com a posse dos párocos na missão de animar e coordenar a comunidade. Confirma no áudio em anexo.

Rito de Posse

O Rito de posse inicia com a leitura do Decreto de Nomeação; na sequência a renovação das promessas, quando o padre é interrogado sobre sua disposição de cooperar como Bispo Diocesano, trabalhando em comunhão com os irmãos presbíteros, cuidando do zelo da porção do Povo de Deus. O presbítero faz publicamente a Profissão de Fé.

Rito da Chave da porta central: O Pároco vai até a porta da Igreja, onde ele a abre como sinal da consciência do cuidado que deverá ter com o templo material e uma Igreja viva que deverá edificar na comunidade.

Pia Batismal: O Pároco é conduzido pelo presidente da celebração à Pia batismal. Entre seus ofícios está o de administrar o Batismo dos novos filhos de Deus. Disse o Bispo: “Recebe os instrumentos do Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste Sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.

Confessionário: Uma das tarefas mais importantes do Pároco consiste em administrar o Sacramento da Penitência. Através deste sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus e com a Igreja. O padre recebe estola, como sinal de perdão.

Ambão da Palavra: O Pároco é apresentado no Ambão da Palavra com a Bíblia Sagrada. É missão do Padre ensinar, viver e testemunhar a Palavra de Deus a todas as pessoas.

Chave do Sacrário: Um momento sagrado. O novo Pároco recebe as chaves e abre o Sacrário onde Cristo está presente para alimentar o povo de Deus com a Eucaristia, ápice e fonte de todo culto e da vida cristã em que se realiza a unidade do povo de Deus. O padre faz um ato de adoração.

Termo de Posse

Ao final da celebração, o Pároco faz a leitura do Termo de Posse.

 
2
  • Compartilhe no Facebook
 
3
  • Compartilhe no Facebook