Papa Francisco / Foto: AFP
  • Compartilhe no Facebook

Papa Francisco / Foto: AFP

O Papa Francisco comemora, nesta sexta-feira (22), 43 anos de Profissão religiosa. Em 22 de abril de 1973, Jorge Mario Bergoglio fez sua Profissão perpétua na Companhia de Jesus, com a idade de 36 anos.

O dia 22 de abril é uma data clássica em que os Jesuítas professam seus últimos votos religiosos, ao final de um longo período de formação religiosa. Nesse dia, em 1542, Santo Inácio de Loyola e seus primeiros companheiros fizeram a Profissão solene, em Roma, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, depois da aprovação do Papa Paulo III da nova Ordem nascente.

Jorge Mário Bergoglio estudou Farmácia, em sua adolescência, antes de despertar sua vocação para a vida religiosa. Cursou o seminário em Villa Devoto e entrou para a Companhia de Jesus aos 19 anos de idade. Estudou Teologia e Filosofia na Universidade de San Miguel.

Jorge Mário Bergoglio foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969, em San Miguel; nomeado arcebispo de Buenos Aires, em 1997; criado Cardeal, em 2001, pelo Papa João Paulo II; e eleito Papa em 13 de março de 2013.