A comunidade católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão despede-se do Pe. Vitorino José Hang, (MSC – Missionários do Sagrado Coração), com 56 anos de idade, que faleceu no dia 27 de novembro. O sacerdote estava internado no Hospital Osvaldo Cruz, em Curitiba, há quatro meses, tratando de diverticulite – complicações no intestino. A missa de corpo presente foi na Paróquia São José – Francisco Beltrão, presidida pelo Pe. Dirceu Lopes (MSC), demais presbíteros e grande presença da comunidade.
Pe. Lamberto Poelmans (MSC), que trabalha no Seminário de Filosofia, em Curitiba, falou do que representou o sacerdócio do Pe. Vitorino: “Pe. Vitorino vivia a partir de nossa espiritualidade como Missionários do Sagrado Coração. Ele sempre animou sua vida pastoral a partir do coração de Jesus, manso e humilde, pregando a Palavra de Deus com muito ânimo. Seu sacerdócio foi marcado com abertura às pessoas, com escuta e aconselhamento”.
O irmão, Valtenor Hang, ressaltou a importância do sacerdócio do Pe. Vitorino para a família. “Foi uma bênção. O sacerdócio foi um presente do próprio Deus para ele mesmo como pessoa. Foi um testemunho como dom de Deus a serviço da vida e da esperança. A presença dele vai continuar na vida de nossa família. Foi uma referência de testemunho cristão para outras gerações. O sacerdócio do Pe. Vitorino, deixa para nós – familiares, um compromisso ainda maior em continuar a sua missão, através de nossas ações”.
Em anexo, entrevista com Valtenor Hang e Pe. Lamberto.