• Compartilhe no Facebook

O novo bispo da Diocese de União da Vitória, Sul do Paraná, toma posse neste sábado (27), na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em celebração marcada para as 10h. Dom Walter Jorge Pinto, recebe das mãos do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, o báculo e assume a sua Cátedra na Igreja Sul Paranaense.

Desde fevereiro de 2018, a Diocese estava vacante, sem um bispo nomeado, sendo administrada pelo padre Mário Glaab, que assumiu o posto após a morte de Dom Agenor Girardi.

Dom Walter Jorge Pinto foi nomeado bispo de União da Vitória em 09 de janeiro deste ano, sendo o quarto bispo da Diocese, que foi criada em dezembro de 1976, tendo como primeiro bispo Dom Walter Michael Ebejer, atualmente bispo emérito, que governou a Diocese até 2007, sendo sucedido por Dom Frei João Bosco Barbosa de Sousa, que ocupou o cargo até 2014, quando foi nomeado bispo de Osasco/SP. Dom Agenor Girardi foi o terceiro bispo de União da Vitória, até o seu falecimento no ano passado.

O novo bispo, Dom Walter Jorge Pinto, é natural da cidade de Ubá, no Estado de Minas Gerais. Nasceu em 12 de fevereiro de 1963, e ingressou no Seminário São José, na arquidiocese de Mariana, em 1996, onde cursou Filosofia e Teologia. Dom Walter também é graduado em agronomia, pela Universidade Federal de Viçosa (MG), com mestrado na área de Fitotecnia.

Ordenado padre em 2002, por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, na arquidiocese de Mariana/MG, atuou na paróquia de São Sebastião, em Pedra do Anta/MG, na paróquia São João Batista, em Viçosa, e na paróquia Nossa Senhora de Fátima, também em Viçosa. Foi assessor da Pastoral Familiar, assessor regional do Serviço de Animação Vocacional e defensor do vínculo no Tribunal Eclesiástico Marianense.

Antes de sua nomeação para União da Vitória, era pároco da paróquia São José Operário, na cidade de Barbacena/MG. Após sua nomeação, em janeiro, Dom Walter foi sagrado bispo, na cidade de Viçosa, no último dia 30 de março.

Antes da posse, Dom Walter será recepcionado através de uma festividade nesta sexta-feira (26), à partir das 20h30, na Matriz Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória.

A posse, marcada para este sábado (27), às 10h, na Catedral Diocesana, contará  com autoridades civis e religiosas, além de leigos e religiosos, bispos e padres da arquidiocese de Mariana/MG.