Morreu na madrugada desta segunda-feira (26), Dom Walmir Alberto Valle, bispo emérito da Diocese de Joaçaba, Oeste de Santa Catarina, circunscrição vizinha à Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Dom Walmir realizava tratamento contra um câncer, estando internado no Hospital Universitário Santa Teresinha (HUST), em Joaçaba, desde o dia 27 de julho. O corpo do bispo emérito será velado na Catedral Santa Teresinha, local onde será sepultado, nesta terça-feira (27), às 09h. Durante o velório, haverá Celebrações de Missas sendo intercaladas pela Oração do Rosário.

Walmir Alberto Valle nasceu no dia 14 de abril de 1948 no município de Nova Trento, em Santa Catarina. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 21 de dezembro de 1963 em Turim na Itália, da Congregação Missionários da Consolante (IMC).

Dom Walmir exerceu seu ministério sacerdotal em São Manuel (SP), Turim (Itália), Roraima e em São Paulo. Foi nomeado bispo em 05 de novembro de 1985 para a diocese de Zé Doca, no Maranhão, e ordenado em 06 de janeiro de 1986, pelas mãos do então papa, hoje, santo, João Paulo II. Em 2003, assumiu a diocese de Joaçaba, onde exerceu seu ministério até 14 de abril de 2010. Seu lema episcopal foi “No serviço a paz”.