A ordenação episcopal e posse de Monsenhor Edgar Xavier Ertl, 49, como novo Bispo de Palmas/Francisco Beltrão ocorrerá no mês de julho. A data foi definida na última sexta-feira em Santa Maria(RS) e confirmada na manhã de hoje(09) pelo Administrador Diocesano, Padre Geraldo Macagnan.

A cerimônia ocorrerá no 23 de Julho às 17h00 na Concatedral Nossa Senhora da Glória em Francisco Beltrão, quando o recém nomeado pelo Papa Francisco para esta região será sagrado  pelo Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos; Dom Julio Akamine – Auxiliar de São Paulo e por Dom Elói Roggia, da Prelazia de Borba no Amazonas, ambos da congregação dos Padres Palotinos, como Monsenhor Edgar.

Conforme, Padre Geraldo Macagnan, a posse em Palmas ocorrerá no domingo(24) às 19h00 em celebração na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna, quando a comunidade estará acolhendo pela vez primeira o novo bispo. Informou ainda que já foi definido que em todas as paróquias da Diocese estará sendo realizado um tríduo de preparação.

Conforme os ritos litúrgicos da Igreja, pela consagração episcopal é conferida ao ordenado a plenitude do Sacramento da Ordem, e que juntamente com o poder de santificar, confere os poderes de ensinar e governar. Pela imposição das mãos e pelas palavras da consagração se confere a graça do Espírito Santo e se imprime o caráter sagrado, de sorte que os Bispos, representam o próprio Cristo, Mestre, Pastor e Pontífice, e atuam em sua vez.

Padre Edgar Xavier Ertl, novo Bispo da Diocese, grava vídeo comentando a nomeação