Centenas de integrantes do movimento católico Lareira de Casais seguem pra Caxias do Sul, neste final de semana, para o 4° Encontro Nacional da Lareira, marcado para os dias 22 e 23, sábado e domingo, no Parque da Festa da Uva. Com o lema “Família nosso Lar em qualquer lugar”, o encontro já tem confirmadas presenças de casais de diversos Estados. Do Sudoeste devem viajar casais da maioria das paróquias onde a Lareira está presente. O fundador da Lareira, frei Alido Rosá, já está a caminho. O evento ocorre num dos pavilhões da Festa da Uva, em Caxias do Sul, mas os casais participantes serão hospedados por casais caxienses.

O Movimento da Lareira de Casais nasceu na Diocese de Lages, SC, em 1972. No ano de 1976, o padre Alfonso Wandernicz (MSC), foi conhecer o movimento e logo iniciou os preparativos para a sua implantação na Diocese. Durante três anos foram enviados casais de Francisco Beltrão e Marmeleiro para as os Retiros de Lareiras de Anita Garibaldi e Campos Novos. Em maio de 1979, foi realizada a primeira Lareira com apresentação e encerramento em Marmeleiro e o encontro todo realizado em Francisco Beltrão, no pavilhão Pedro Granzotto.  A Lareira foi para muitas Dioceses do Paraná e do Mato Grosso.  A iniciativa de realizar encontros nacionais também iniciou em Santa Catarina. O primeiro encontro foi em Lages, o segundo foi em Blumenau. Em 2015, o 3° Encontro Nacional da Lareira foi em Francisco Beltrão, Agora, Caxias do Sul está sediando o 4° Encontro.

Caravanas

A participação dos lareiristas da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão será intensa. Conforme o Lenoar Eloi Cararo que, com a esposa Elhane, coordenam a Lareira em Francisco Beltrão, daqui já estão lotados um ônibus e uma van. Lenoar informou que há equipes organizadoras de Lareira em oito cidades e todas estão organizando excursões para o Congresso de Caxias do Sul: Francisco Beltrão, São João, Capanema, Chopinzinho, Dois Vizinhos, Marmeleiro e São Jorge D´Oeste e Pato Branco.  Há ainda quem esteja viajando de automóvel como o casal beltronense Graciane e Romano Possatto, que por integrarem o Conselho Nacional do Movimento Lareira, vão antes para as reuniões preparatórias.

Fonte: Jornal de Beltrão