• Compartilhe no Facebook
Pomerode/SC, localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau é conhecido por ser “A cidade mais alemã do Brasil”, estará recebendo cerca de 2.300 lareiristas, para o 5º Encontro Nacional da Lareira, dias 18 e 19 de maio. Terá a presença de representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão estará representada por diversos casais lareiristas.

Em maio de 1979, foi realizada a 1ª Lareira da Diocese, uma iniciativa conjunta das paróquias de Beltrão e Marmeleiro. A Lareira de Casais é um movimento consolidado na Diocese. Conforme Jesuino Pietrobom, de Beltrão, atualmente são oito equipes promovendo encontros na Diocese: Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Marmeleiro, Capanema, São João, Chopinzinho e São Jorge D’Oeste.

O pato-branquense Erlindo Rosa faz parte do Conselho Nacional da Lareira e integra a equipe de organização do 5º ENL. Erlindo disse ontem, ao JdeB, que já tinha mais de 2.300 inscritos para o evento de Pomerode (SC), nestes sábado e domingo. Ele lembra que em 2015, no 3º ENL em Beltrão, foram 800 participantes. Em 2017, em Caxias do Sul, o 4º ENL, teve 1.500 lareiristas. Erlindo Rosa confirmou o número de caravanas: Capanema, cinco ônibus; Pato Branco, três ônibus; Marmeleiro, um ônibus; São João, dois ônibus; Quedas do Iguaçu, um ônibus; Laranjeiras do Sul, um ônibus e Francisco Beltrão um ônibus e vários automóveis.

O 5º Encontro Nacional dos Lareiristas começa no sábado, 18, e vai até o domingo 19. Para o casal duovizinhense Antonio e Vanderleia Galli, da coordenação diocesana da Lareira, a expectativa é de um grande encontro de família. Vanderleia diz: “É como se a gente estivesse indo rever nossos parentes, porque a Lareira é isso, a gente se torna família. Além de buscar uma grande uma grande motivação na nossa espiritualidade”.

Pascom