A Paróquia Senhor Bom Jesus da Redenção, de Itapejara do Oeste, recebe de 2 a 9 de julho, a visita de dezesseis jovens Missionários Maristas, na faixa etária de 19 a 24 anos, masculino e feminino, provenientes de São Paulo, Curitiba, Londrina, Maringá, Chapecó, Cascavel e Dourados, que desenvolvem nas comunidades de Posto Velho e Barra Grande, a Missão Solidária Marista.

Conforme Ir. Ronaldo Luzzi (Chapecó), a Missão Solidária é uma etapa do processo para a formação da solidariedade oferecido aos jovens. Consiste na vivência com uma comunidade local específica no seu dia a dia, ou seja, o jovem vai morar com uma família durante uma semana fazendo o que eles participem de sua vivência. Isso ajuda o jovem a fazer um comparativo com sua própria vida percebendo que existem outras formas de ser, imaginando como poderia ser a sua vida e como ela é de fato. “Esta ação coloca o jovem em contato com realidades que irão ajudá-lo a formar sua consciência crítica, missionária, cidadã para fazer um trabalho diferenciado na sua opção de vida futura”.

Para Sabrina Vieira (Dourados-MS), participar da Missão Solidária Marista proporciona um grande crescimento pessoal na formação espiritual, profissional: “Muitas coisas que aprendi foi no grupo de jovens, com aqueles que convivi, foi na Missão Solidária que aprendi a ver Deus nas outras pessoas. Nós temos uma realidade em casa, mas com essa experiência nos deparamos com outras situações e com isso temos um confronto e aprendemos a viver com essas diferenças”.