Tem início nesta terça-feira(28) a novena em preparação a 165° Festa em louvor ao Senhor  Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas, Padroeiro do município e da Diocese de Palmas/Francisco Beltrão, uma das mais antigas festividades religiosas do Estado do Paraná.

As novenas, sempre às 19h00 seguem até 05 de agosto,  com celebrações de Padres convidados, que juntamente com o Pároco, Pe. Adriano Mattana e o Vigário, Pe. Edson farão as reflexões baseadas na temática central da Família. No primeiro dia estarão pregando sobre Família Fonte de Alegria, os Padres Emerson e Renato da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Lagoão.

Para cada tema estão definidos os noveneiros, capelas convidadas, pregadores, equipes de cantos, responsáveis. Pela impossibilidade de ampla participação dos fiéis na Catedral, a Rádio Club FM transmitirá todas as noites a celebração.

Na terça-feira, 06 de Agosto, a  Celebração Solene às 10h00, com transmissão pela Horizonte FM presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edgar.

Pela impossibilidade de realização de tradicionais festejos, o dia da Festividade do Senhor Bom Jesus neste ano ocorrerá com a venda do Kit com 2,5 kilos de costela, maionese e  cuca ao valor de R$ 65,00, que poderá ser adquirido na Casa Paroquial.

Para a festividade, dentro do projeto Catedral 40 anos – 2022,  foram realizadas diversas melhorias e inovações na Igreja Mãe da Diocese.

Registros históricos relatam que  o padroeiro foi escolhido, inicialmente, pela ocasião da chegada dos Bandeirantes em Agosto de 1836 e pelo Padre Ponciano de Araújo devido ao fato de 06 de agosto ser o dedicada ao Senhor Bom Jesus. Ao nome foi acrescentado o termo ” Coluna”, como motivo de rememorar o episódio do açoitamento de Jesus Cristo, amarrado a uma coluna no Palácio de Pilatos.

No tempo em que esta região foi dedicada ao Senhor Bom Jesus, o município de Palmas abrangia, além do território paranaense, também as regiões Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina.