Padre Jorge e equipe trabalhando nos preparativos da festa / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Padre Jorge e equipe trabalhando nos preparativos da festa / Foto: Francione Pruch

O final de semana é de festa para a cidade de Flor da Serra do Sul. No próximo domingo (14), a Igreja Nossa Senhora de Fátima, será elevada a Paróquia. Atendendo assim, um sonho antigo da comunidade católica.

“No ano dois mil fiz um trabalho aqui, procurando organizar para que se tornasse uma reitoria. E se tonou no dia 04 de maio de 2001. Reitoria é um estágio intermediário. Depois fizeram um pedido a Dom José, mas com a transferência tudo ficou em banho maria. Assim que chegou Dom Edgar, o povo se organizou, ele veio até aqui, conheceu, estudou como era, depois de alguns meses decidiu elevar a paróquia”. Comenta padre Jorge Schafaschek, sobre os trabalhos que levaram a criação da paróquia.

Segundo Padre Jorge, além da criação da paróquia, existe outro motivo especial a ser comemorado. “A festa já tem nome na região. Mas neste ano temos dois motivos. O primeiro é a elevação a paróquia. O segundo, estamos celebrando os 100 anos de aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Tudo vem para engrandecer”.

Para Reinaldo Guimarães, um sonho antigo da comunidade está se tornando realidade. “Estamos nos preparando para acolher um grande número de fiéis, visitantes. Os trabalhos estão corridos como é natural em qualquer comunidade quando acontece esse momento único”.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima, próximo a entrada da igreja / Foto: Francione Pruch
  • Compartilhe no Facebook

Imagem de Nossa Senhora de Fátima, próximo a entrada da igreja / Foto: Francione Pruch

Além da programação religiosa, a cidade promove uma festa para celebrar o novo momento. Segundo o Presidente do Conselho, Dirceu Schnem, a expectativa é que muitas pessoas participem e que seja comercializado mais de mil quilos de churrasco. “Estamos organizando com muito carinho, já disponibilizamos as fichas do churrasco no comércio local, coma diretoria do conselho e até no dia tem. O churrasco é de carne de gado com três quilos e de porco, com dois quilos. Temos um lugar bastante amplo que é o nosso pavilhão e vamos disponibilizar mais uma estrutura para que o pessoal fique à vontade”.

Primeira igreja construída na cidade / Foto: Arquivo Matriz
  • Compartilhe no Facebook

Primeira igreja construída na cidade / Foto: Arquivo Matriz

A primeira igreja foi criada em 1965 com apoio da comunidade. Agora com a elevação, uma pessoa que colaborou com todo o projeto terá a oportunidade de ser o primeiro pároco. “Sempre brinquei, tanto com o povo, quanto com o próprio bispo, dizendo, eu vou ser o primeiro pároco quando ficar paróquia. No dia 23 de dezembro, Dom Edgar me ligou pedindo se aquele caso de ser o primeiro pároco era brincadeira ou verdade. Confirmei que não, ser o senhor constituir paróquia, pode contar comigo”. Destaca Padre Jorge.

No domingo, a programação começa às 8h30 com procissão e bênção dos carros. Às 10 horas, celebração da missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, com a instauração da paróquia e posse do pároco. Depois almoço e festa.