Sempre na Solenidade da Ascensão de Jesus Cristo, a Igreja celebra o Dia Mundial das Comunicações Sociais e, para este ano de 2020, o tema de reflexão, já anunciado pelo Papa Francisco, no dia 24 de janeiro, é “Para que contes aos teus filhos e aos teus netos (cf. (Ex 10,2). A vida se faz história”.

Papa Francisco justifica a escolha do tema: “Desejo dedicar a Mensagem deste ano ao tema da narração, pois, para não nos perdermos, penso que precisamos de respirar a verdade das histórias boas: histórias que edifiquem, e não as que destruam; histórias que ajudem a reencontrar as raízes e a força para prosseguirmos juntos.

Na confusão das vozes e mensagens que nos rodeiam, temos necessidade duma narração humana, que nos fale de nós mesmos e da beleza que nos habita; uma narração que saiba olhar o mundo e os acontecimentos com ternura, conte a nossa participação num tecido vivo, revele o entrançado dos fios pelos quais estamos ligados uns aos outros”.

A mensagem papal está subdividida em cinco partes: 1. Tecer histórias; 2. Nem todas as histórias são boas; 3. A História das histórias; 4. Uma história que se renova; 5. Uma história que nos renova. E para concluir sua mensagem, o Papa Francisco recorre à Virgem Santíssima, sua súplica, numa bela prece litúrgica: “Para o conseguirmos fazer, confiemo-nos a uma Mulher que teceu a humanidade de Deus no seio e – diz o Evangelho – teceu conjuntamente tudo o que Lhe acontecia.

De fato, a Virgem Maria tudo guardou, meditando-o no seu coração (cf. Lc 2,19). Peçamos-Lhe ajuda a Ela, que soube desatar os nós da vida com a força suave do amor”. Louvemos a Deus pelas atividades da PASCOM na Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Por Dom Edgar Ertl