A Semana Nacional da Vida cujo tema este ano será ‘A fecundidade do amor na família’ acontecerá de 1º a 7 de outubro, e no dia 8, o dia do nascituro. Nesta semana, a igreja como um todo é convidada a refletir e aprofundar na defesa e valorização da vida, desde a sua concepção até seu declínio natural.

Este ano os trabalhos serão desenvolvidos nas paróquias, a Diocese, através de uma comissão formada por diferentes pastorais elaborou uma espécie de cartilha que foi disponibilizada para as paróquias de modo à ser trabalhado em grupos de famílias, escolas, celebrações, catequese e reflexões como um todo. Padre Emerson Detoni coordenador da Ação Evangelizadora, destacou a importância desse momento. “A igreja defende a vida todos os dias do ano, mas quer intensificar em uma semana, atividades que possam tomar consciência desse valor alienável que é a vida.”

A Semana Nacional da Vida é vista pela igreja como uma oportunidade de as famílias cristãs no Brasil mostrarem que a vida realmente é o dom mais precioso recebido de Deus. Toda a temática foi desenvolvida à Luz da Exortação do Papa Francisco, a Amoris Laetitia.