No sábado, 9 de dezembro, na capela da Casa de Formação Divino Mestre (Fco. Beltrão), aconteceu a celebração em ação de graças pela conclusão dos estudos do Seminário Diocesano de Filosofia Bom Pastor e Instituto Sapientia de Filosofia, em 2017. Foi presidida pelo Arcebispo de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, concelebrada por Dom Antônio Vagner da Silva, bispo da Diocese de Guarapuava e demais presbíteros. Na sequência houve a entrega dos certificados aos 9 concluintes, que passarão ao estudo da teologia.
O Seminário Diocesano de Filosofia recebe alunos da Arquidiocese de Cascavel e Dioceses de Palmas-Fco. Beltrão, Guarapuava e Foz do Iguaçu.
Dom Mauro ressaltou a importância da formação filosófica dos futuros presbíteros, pois é um momento que aprendem a pensar de forma lógica, coerente e com raciocínio: “A filosofia dá condições para que os futuros padres não vivam de achismo, mas de conteúdo, de certeza e discernimento”.

Para Dom Antonio Vagner da Silva a formação filosófica aos seminaristas é um passo a mais na caminhada com vistas ao sacerdócio: “Se concretiza o anseio de se tornarem sacerdotes bem preparados.  Agradecemos a Deus, ao Instituto Sapientia de Filosofia, aos professores e a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão o que oferece às dioceses e especialmente para a nossa de Guarapuava”.

O seminarista Leandro de Jesus, da comunidade do Coronel Domingos Soares (Diocese de Palmas-Francisco Beltrão), diz que é uma grande alegria em concluir o curso de filosofia: “É uma realização em podermos dar mais um passo nesse caminho. Estou animado pra continuar na etapa da teologia, essa caminhada mais próxima do sacerdócio”.