A Diocese promoveu, em 2016, mais uma edição da Escola de Educação Política e Fé, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão). No sábado,10 de dezembro, ocorreu a celebração em ação de graças com a participação dos 21 concluintes (lideranças de várias Paróquias), presidida pelo Bispo Diocesano Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada pelo Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora), Pe. Geraldo Macagnan (Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia – Marmeleiro) e Pe. Flávio Volpatto (Pároco da Paróquia Cristo Rei – Francisco Beltrão). Também se fez  presente o professor Itamar – Diretor de Planejamento da Unisep, instituição que certificou o curso.

Na homilia, Dom Edgar disse aos formandos que a dimensão política da fé visa melhorar o homem e a sociedade: “Participem das ações políticas como homens e mulheres de fé, promovendo e protegendo a vida. A finalidade é prepará-los para serem bons políticos e bons cristãos. Vocês terão a missão que brota da fé e do seguimento a Jesus Cristo. Sejamos protagonistas para que nossa Diocese tenha vida e ações concretas em favor das pessoas e assim estaremos construindo o Reino deixado por Jesus”.

Jaimir Gomes, participante da Escola de Educação Política e Fé e Prefeito eleito de Marmeleiro (2016), diz que o curso proporcionou um grande conhecimento para a prática da política no município: “O curso trouxe uma bagagem de conhecimento. Vamos relacionar a fé e política, podendo exercer o bem à comunidade conforme pede o Papa Francisco”.