• Compartilhe no Facebook

Na década de 60, foi construída a Igreja no atual endereço.

Elevada à categoria de Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no dia 14 de maio de 2017, na cidade de Flor da Serra do Sul. Sua história remonta aos anos 50.  Portanto, há 70 anos, quando por aqui aportaram os pioneiros no então município de Barracão, ao qual pertencia o pequeno vilarejo chamado: Flor da Serra.

Em uma das famílias de pioneiros havia a senhora Ângela Marin, que residia na encruzilhada do distrito de Salgado Filho, hoje trevo de acesso à cidade do mesmo nome. Ângela possuía uma pequena Imagem de Nossa Senhora de Fátima, diante da qual, ela com sua família e vizinhos costumavam rezar o Terço. Nessa mesma localidade também foram celebradas as primeiras missas, que eram presididas por padres de Barracão, posteriormente também costumavam rezar o Terço numa escolinha municipal, localizada, onde hoje se encontra a capela mortuária.

  • Compartilhe no Facebook

Nova Matriz.

No ano de 1958, foi construída a primeira capela, localizada no alto da Avenida Francisco Perondi, tendo como padroeira Nossa Senhora de Fátima. Na década de 60, foi transferida para uma nova edificação, no atual endereço. No dia 4 de março de 2001, a Capela foi elevada à categoria de Reitoria Nossa Senhora de Fátima, passando a pertencer à Paróquia Santa Rita de Cássia, de Marmeleiro, pois, até então, tinha pertencido a Barracão e posteriormente a Salgado Filho quando da criação da Paróquia São Francisco de Assis.

Dois eventos são tradicionais:  a Grande festa da padroeira e o tradicional Jantar Italiano – “Jantar de Fátima”. A Reitoria Nossa Senhora de Fátima foi elevada a Condição de Paróquia por determinação de Dom Edgar Xavier Ertl tendo como primeiro e atual pároco, padre Jorge Schafaschek.

  • Compartilhe no Facebook

Comunidades.

Por Reinaldo Guimarães