• Compartilhe no Facebook

Dom Edgar Ertl presidiu a celebração da novena no dia 8 de novembro, em Paranaguá.

No dia 1º de novembro, no Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, iniciou a Festa, com a missa da “Troca do Manto” da imagem. Diz o reitor, Missionário Redentorista Padre Dirson Gonçalves: “É uma demonstração de carinho para a Mãe, um gesto de cuidado e devoção e este ano será muito bonito” afirmou.

O novenário, (9 dias de oração para a padroeira) começou no dia 6 e segue até o dia 14. Para atender melhor os devotos, as missas e novenas, do modo presencial e on-line, têm oito horários: 5, 6, 8, 10, 14, 16, 18 e 19 horas.

Para a Missa e Novena das 19 horas tem a presença dos Bispos de todo Estado do Paraná, convidados para presidir a celebração. O Bispo de Paranaguá, Dom Edmar Peron celebra a missa solene às 10 horas no dia 15. As missas com os bispos serão transmitidas, além das páginas do Santuário, também pela página da Diocese de Paranaguá.

Todas as providências foram tomadas para seguir as normas de saúde imprescindíveis neste período e garantir a segurança. Por este motivo, os organizadores pediram que as caravanas/excursões programadas para a festa sejam agendadas na secretaria do Santuário. Reservando o lugar poderão assistir, presencialmente, as celebrações, pois a capacidade de lotação do Santuário está bastante reduzida para manter o afastamento social.

No dia da Padroeira do Paraná, 15 de novembro, serão celebradas missas presenciais. Para proteger os devotos, a “Procissão dos Milagres” como é chamada a caminhada com a imagem da santa do Santuário até a Catedral foi modificada e será em carreata iniciando às 17 horas. Em frente ao Santuário há uma praça onde os veículos poderão se concentrar para seguir o carro principal com a imagem original de Nossa Senhora do Rocio. O trajeto será o mesmo da tradicional procissão: a Rua Professor Cleto que liga as duas igrejas em linha reta. Na chegada os missionários redentoristas vão abençoar todos os veículos e pessoas. “Os redentoristas ficarão abençoando até o último veículo passar em frente a imagem, só depois levaremos a santa para dentro da catedral onde permanece até o dia seguinte conforme a tradição” explicou o reitor, Padre Dirson

Quem acompanhar as transmissões, as publicações ou vier em algum dos dias poderá ver também o novo presbitério (lugar do altar) do Santuário. O espaço foi refeito e modificado em comemoração aos 100 anos de construção da Igreja, comemorados em maio deste ano.

(Pascom Diocese de Paranaguá / Texto e fotos: Giolete Babinski)

Luiz Carlos Bittencourt – assessor de comunicação/pascom diocesana