Aconteceu nos dias 3 a 5 de março de 2017, no Seminário São João Maria Vianney de Palmas, o encontro anual dos seminaristas diocesanos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Este encontro, realizado há vários anos, tem como objetivo proporcionar momentos de convivência e fraternidade, além de conhecimento mútuo, entre os seminaristas diocesanos, os padres formadores e o bispo diocesano.

O encontro reuniu seminaristas de todas as etapas formativas: seminaristas menores do Seminário São João Maria Vianney de Palmas, seminaristas propedeutas do Seminário Jesus de Nazaré de São João, seminaristas estudantes de filosofia do Seminário Bom Pastor de Francisco Beltrão, seminaristas estudantes de teologia do Seminário Rainha dos Apóstolos de Curitiba e seminaristas estudantes de teologia do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe de Cascavel. Totalizando 67 seminaristas para o ano de 2017.

As atividades do encontro iniciaram-se com a oração do Santo Terço na sexta-feira à noite. Após o jantar, houve um momento de apresentações e acolhida. De forma especial, Dom Edgar Xavier Ertl, SAC, bispo diocesano, deu as boas-vindas a todos os seminaristas e apresentou algumas motivações para o encontro.

Na manhã do sábado, dia 4, após a adoração ao Santíssimo Sacramento, Dom Edgar realizou um momento de partilha e formação com os seminaristas, ressaltando alguns aspectos referentes à formação presbiteral contidos no novo documento da Congregação para o Clero, “O Dom da Vocação Presbiteral – Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, convidando a todos os seminaristas para a leitura e estudo deste. Ademais, realizou um momento de partilha e diálogo com os seminaristas, realizando perguntas com o objetivo de conhecer melhor os vocacionados da Diocese e respondendo perguntas elaboradas por estes.

No domingo pela manhã, o encontro encerrou-se com a Celebração Eucarística presidida pelo Pe. Emerson Detoni, coordenador da Ação

Evangelizadora, e concelebrada pelos demais padres formadores na Catedral do Senhor Bom Jesus, seguida de almoço festivo no seminário.

A toda a comunidade diocesana, permanece o convite para que rezem e apoiem as vocações presbiterais. Que não falte em nossas celebrações e em nossas orações pessoais a recordação da causa vocacional. Ademais, o convite a que, em nossas famílias, muitos jovens se disponham ao serviço pelo Reino de Deus por meio da vida presbiteral.