A partir de 2018, as festas e demais eventos realizados ou ligados as Igrejas Católicas da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, não terá a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas. O tema vem sendo debatido desde 2015, mas será colocado em prática a partir do dia primeiro de janeiro.

A decisão foi adotada oficialmente nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão. Na oportunidade aconteceu a última reunião do Clero da Diocese.

“Na reunião do clero realizada na semana passada, decidimos de comum acordo que em 2017 será o último ano de conscientização e educação de nosso povo de que, em nossos salões, festas não será mais consumida, vendida bebidas alcoólicas nas festas dos padroeiros, ou festas ligadas as nossas igrejas”. Destaca o Bispo da diocese, Dom Edgar Xavier Ertl.

Algumas paróquias já adotaram a medida. Segundo o bispo, o momento é de conscientização e preparação para as mudanças, “ainda é um processo educativo de conscientização, principalmente sobre os malefícios do consumo. As nossas emissoras, a diocese está nessa campanha para prevenir, cuidar e preservar a vida das pessoas, pois sabemos as consequências do consumo de bebidas alcoólicas”.

 

 

LEI

O Decreto foi proposto pelo Bispo Dom José Antonio Peruzzo, o qual ressalta a conscientização da não comercialização de bebidas alcoólicas nas festas das comunidades paroquiais, até 31 de dezembro de 2017. A proposta tem um ano para as mudanças.