Neste Domingo (20) na Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna, aconteceu a celebração em ação de graças pelos 46 anos da Escola de Integração Social de Palmas (EISPAL), e 40 anos da presença das Pequenas Irmãs da Sagrada Família de Nazaré a frente da instituição. Centenas de pessoas acompanham a missa solene presidida pelo Padre Geraldo Macagnan, vigário geral da diocese de Palmas-Francisco Beltrão, e concelebrada pelos padres Adriano Matana, pároco da Catedral, e padre Élcio Cordeiro, reitor do seminário diocesano São João Maria Vianney.

A celebração foi transmitida pelas mídias sociais, Facebook da Catedral, Eispal, e Rádio Club 99,5 FM e canal no Youtube RBJTv.

Fundada em 19 de setembro de 1974, o então coleginho carinhosamente chamado por seu fundador Dom Agostinho José Sartori, iniciou recebendo em sua estrutura 17 crianças, hoje, a Eispal conta com mais de 280 crianças em seu sistema educacional. Mesmo estando com suas atividades paralisadas devido a pandemia da COVID-19, acompanhamentos são realizados com suporte as famílias através de seus professores e voluntários que atuam na instituição.

Conforme a coordenadora Regional das Pequenas Irmãs, Irmã Inês Passarello, a partir deste momento as atenções se voltam ao Jubileu de 50 anos da instituição em 2024, destacando que Eispal e Pequenas Irmãs são laços de pertença e aliança no coração de Deus, para que a vida seja cuidada, amada e acolhida.

O Vigário geral da diocese, Padre Geraldo Macagnan, salienta sobre os trabalhos das Pequenas Irmãs a frente da instituição, afirmando que é preciso ter coragem para reconhecer a história para que ela não seja apagada, e do principal objetivo da escola desde sua fundação.

No decorrer da celebração, outras três pessoas fizeram suas promessas para serem acolhidas aos carismas das religiosas, através da Pequena Casa de Nazaré (PCN).