Na manhã deste sábado, 11, no Programa “Além da Notícia”, a Rádio Onda Sul FM recebeu Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão para refletir sobre a Campanha da Fraternidade de 2017, que tem como tema “Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida”. O lema: “Cultivar e guardar a criação”.

Entendemos por bioma o conjunto de vida constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação identificáveis em escala regional com condições geoclimática similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria.

A Campanha da Fraternidade de 2017 chama a atenção para a agressão e a degradação que a natureza está sofrendo. O objetivo geral da CF é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.

Como ação prática, na região do Sudoeste – bioma da mata atlântica, diz Dom Edgar: “Propomos exigir a recuperação das áreas degradadas do bioma:  as matas ciliares e nascentes. Pedir que as políticas de saneamento básico sejam implantadas em toda a área urbanizada. Denunciar os projetos econômicos imobiliários, em áreas de preservação permanente. Incentivar o consumo de produtos agroecológicos. Pequenos gestos podem mudar muito”.