• Compartilhe no Facebook

Dom Edgar em visita ao Mosteiro Carmelita, com frei Alex Sandro e Frei Policarpo, em Pato Branco, com celebração em 2019..

Em seu artigo semanal, Dom Edgar Xavier Ertl aborda o itinerário do mês dedicado à oração e ao empenho vocacional, neste domingo, 16 de agosto, quando é celebrado o Dia da Vida Consagrada – das irmãs e irmãos que optaram pelos Conselhos Evangélicos, segundo um carisma específico de fundadores/as, transformando-se em servidores de Jesus Cristo.

O bispo dedica um espaço para render uma homenagem ao Frei Policarpo Berri, franciscano, e que há décadas vive sua consagração religiosa e sacerdotal em Pato Branco.

Na Solenidade da Assunção de Maria, dia 15 de agosto/2020, às 17hs, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Lagoão, na cidade de Palmas/PR, dom Edgar irá ordenar sacerdote o Diácono Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira.

 

Leia o artigo na íntegra

Vida Consagrada: Mulheres e homens servidores de Jesus!

 No itinerário do mês dedicado à oração e ao empenho vocacional, neste domingo, 16 de agosto, celebramos o Dia da Vida Consagrada – das irmãs e irmãos que optaram pelos Conselhos Evangélicos, segundo um carisma específico de fundadores/as, transformando-se em servidores de Jesus Cristo, servidores da Boa e Nova Notícia do Reino de Deus. Todavia, a solenidade principal deste domingo, 16, será a Assunção de Nossa Senhora, a glória de Maria, elevada junto ao seu Filho. É a festa da padroeira da Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão.  Que a Virgem Maria interceda pela Diocese, pelo seu povo, seu clero, suas religiosas e pelas necessidades especiais de todos quantos a ela se confiam. Nossas felicitações às religiosas/os presentes nesta Diocese, pois eles são “Amados e Chamados por Deus”.

Frei Policarpo Berri – um consagrado a serviço de Jesus Cristo

Quero aqui dedicar um espaço para render uma homenagem ao Frei Policarpo Berri, franciscano, e que há décadas vive sua consagração religiosa e sacerdotal em Pato Branco. Tornou-se um ícone apostólico em favor de nossos fiéis.

Em nome dos sacerdotes, diáconos, religiosas, seminaristas e do povo de Deus da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, quero unir-me ao Frei Policarpo Berri pelos seus 96 anos completados, no dia 13 de julho de 2020 e pelos seus 70 anos de vida sacerdotal, em 25 de julho. Que bênção e graça à Igreja pela vida deste frade franciscano, como servidor da boa semente do Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo, que graça à Diocese em tê-lo como presbítero por décadas. Cumprimentos pela vida em celebração, caro Frei Policarpo, cujo seu nome significa “o que produz muitos frutos”! E os frutos que este homem consagrado a Deus, segundo os conselhos evangélicos e o carisma de São Francisco de Assis, produziu em favor das pessoas neste Sudoeste do Paraná são imensuráveis, incalculáveis! Deus sabe quantos e quais foram os frutos produzidos em sua seara! Deus seja louvado pelo Frei Policarpo que está passando pelo mundo e gerando frutos para o seu Reinado.

Enfim, a lucidez, a consciência de pertença à fraternidade franciscana e à Diocese, agregado à sua memória privilegiada, faz deste homem de Deus um dos principais pilares eclesiais desta nossa Igreja Local. A história do Sudoeste do Paraná e da Igreja Diocesana, suas 46 paróquias, têm neste frei abnegado e desprendido, uma fonte de formação e informação, um pilar de sustentação da fé, do amor aos mesmos preferidos de Jesus e dos valores do Evangelho. Parabéns, caro Frei Policarpo!

Um novo sacerdote à Diocese!

Na Solenidade da Assunção de Maria, dia 15 de agosto/2020, às 17hs, na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Lagoão, na cidade de Palmas/PR, ordenarei durante a celebração eucarística sacerdote ao Diácono Antonio Eduardo Pereira Pontes Oliveira. O Diácono. Antonio é cidadão palmense. Uma alegria tê-lo como novo sacerdote, servidor de Jesus Cristo nesta Igreja Local que sempre tem necessidades de novos padres. O Antônio escolheu como lema de sua ordenação presbiteral “Por Maria a Jesus”. O futuro padre quer contar sempre com a amorosa intercessão de Nossa Senhora para que o seu ministério sacerdotal seja fecundo. O Papa Francisco disse que “sem Nossa Senhora, não podemos avançar no nosso sacerdócio. Ela é a serva humilde do Pai, que transborda de alegria no louvor”. Rezemos, por intermédio de Maria, a fim de que a vida presbiteral do Antonio seja para servir sempre, com total disponibilidade, liberdade onde quer que a sua Igreja tenha urgências e necessidades. Roguemos sempre para que o Senhor da Messe continue enviando operários à sua Igreja e Igreja em “saída missionária”.

Dom Edgar Ertl