O Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl, celebrou seu aniversário no domingo, 3 de setembro, em Francisco Beltrão, com a presença dos familiares. Nascido em 1966, em Nova Prata do Iguaçu, é o primogênito de Francisco Xavier Ertl e Valéria Longen Ertl, tendo quatro irmãos: Edilson, Eraide, Edélcio e Edivar.

A família, de pequenos proprietários rurais, vivia do trabalho na lavoura em Nova Prata do Iguaçu e mais tarde em Boa Esperança do Iguaçu. Na década de 90 seus pais mudaram para Joinville, em Santa Catarina.

O jovem Edgar ingressou no Seminário São Vicente Pallotti, dos Padres e Irmãos Palotinos, em 1985.  Em 27 de abril de 2016, o papa Francisco nomeou o então padre Edgar como bispo diocesano de Palmas-Francisco Beltrão. Recebeu a ordenação episcopal no dia 23 de julho, na Concatedral Nossa Senhora da Glória de Francisco Beltrão. Na mesma celebração tomou posse como quarto bispo diocesano de Palmas-Francisco Beltrão. No dia seguinte, Dom Edgar foi empossado na Catedral do Senhor Bom Jesus, de Palmas.