• Compartilhe no Facebook
O dia 23 de julho de 2016, foi histórico para a comunidade católica da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, com a ordenação episcopal e posse de Dom Edgar Xavier Ertl, quarto bispo diocesano. A solene celebração ocorreu na Concatedral Nossa Senhora da Glória, em Francisco Beltrão. Contou com a presença de cerca de dois mil fiéis. O ordenante foi o arcebispo da Arquidiocese de Cascavel, Dom Mauro Aparecido dos Santos, concelebraram os bispos dom Júlio Akamine (auxiliar de São Paulo) e Dom Elói Roggia (da Prelazia de Borba – Amazonas), também teve a presença dos bispos do Regional Sul 2 da CNBB – Estado do Paraná.

Primeiro pronunciamento de Dom Edgar

Pela primeira vez falando oficialmente à comunidade diocesana, Dom Edgar disse que vir à Diocese é voltar para casa: “Foi com grande surpresa que recebi a notícia de ser bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, onde nasci, fui batizado, introduzido à vida cristã e ordenado sacerdote por Dom Agostinho José Sartori. Fiquei profundamente comovido e ao mesmo tempo feliz por permanecer na minha Diocese de origem. É uma grande alegria servi-la como discípulo missionário do Senhor”.

Família

Os pais estavam emocionados em presenciar a ordenação do filho bispo: “Estamos nos sentindo felizes agora como nosso filho sendo ordenado bispo. Isso não é para qualquer um”, disse o pai, Francisco. A mãe, dona Valéria, falou da infância do jovem Edgar: “Era um menino muito obediente, gostava de trabalhar e estudar. Foi um susto para mim quando ele ligou para falar que foi nomeado bispo. Eu gelei toda. Ele disse que se a mãe gelou, imagine eu”.

Apresentação na Catedral – Palmas

No dia seguinte, em 24 de julho, dom Edgar foi apresentado à comunidade palmense, com celebração na Catedral do Senhor Bom Jesus. Em entrevista à imprensa, o novo bispo ressaltou a importância daquele momento histórico: “Para mim significa muito, porque sentar na cadeira que durante 35 anos Dom Agostinho sentou-se, sinto-me extremamente lisonjeado e com responsabilidade de conduzir essa missão da Igreja com amor e dedicação, assim como ele fez tão bem”.

4 anos no episcopado

Após quatro anos de missão, em seu episcopado, Dom Edgar Ertl diz que louva com o salmista como daquela data de 23 de julho de 2016: “Ó Senhor, de coração eu vos dou graças. Eu agradeço vosso amor, porque fizestes muito mais que prometestes. Completai em mim a obra começada. Eu vos peço: não deixeis inacabada, esta obra que fizeram vossas mãos”!