dom edgar
  • Compartilhe no Facebook

Dom Edgar assinou Decretos hoje(20) em Palmas/PR

O Bispo Dom Edgar Xavier Ertl assinou hoje (20) os Decretos de NOMEAÇÕES do Vigário Geral e do Chanceler da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão.

O Pároco da Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna, Padre Evandro de Mello, foi oficializado como o Chanceler. Padre Geraldo Macagnan, que foi o Administrador Diocesano no período de vacância do Bispo, é o novo Vigário Geral.

No documento, Dom Edgar salienta que as nomeações ocorreram pelo demonstrado amor, esmerada diligência e reconhecida seriedade no trato dos negócios da Igreja. Salienta que as funções serão exercidas em comunhão, conselho e fraterno diálogo com o episcopado Diocesano.

DSC_0055
  • Compartilhe no Facebook

Pe. Geraldo Macagnan

13230996_1602707150040454_1036305274_n
  • Compartilhe no Facebook

Pe. Evandro de Mello

O Chanceler da Cúria é de caráter obrigatório, podendo ser denominado como Secretário Geral da Cúria. É um oficio importante, pois é o responsável pelo reto funcionamento de uma cúria diocesana, como afirma o cânone 482,1-2. As funções são: organização interna da Cúria; validar com sua assinatura os atos administrativos emanados pelo Bispo Diocesano, (provisões, decreto e outros).

Segundo o Código de Direito Canônico, o Vigário Geral é constituído pelo Bispo Diocesano para auxiliar na administração e no governo da Diocese, cuja função está prevista no Cânone 475.