Na abertura, representando o bispo diocesano Dom Edgar Xavier Ertl, o Pe. Geraldo Macagnan, destacou a importância da Diocese sediar o encontro da Pascom do Paraná: “É um motivo de alegria e de graça. Para nossa diocese representa a unidade da caminhada, porque se temos a presença de várias dioceses do Paraná é porque sentem que estamos abertos para aprender e ajudar. É um momento de revermos nossa caminhada para trabalharmos de forma objetiva, sempre construindo um mundo melhor, como deve ser o compromisso da comunicação e com a verdade”.
Ressaltou Pe. Valdecir Bressani, Diretor da Rede Bom Jesus e Assessor da Pascom da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, que foi uma oportunidade de contribuir e somar com as demais dioceses paranaenses: “A Igreja do Paraná tem procurado aperfeiçoar-se para que possamos fazer uma comunicação com qualidade e responsabilidade”.O Professor Guilherme Nunes, que assessorou a formação sobre oratória, disse que falar para comunicadores da Igreja Católica é uma oportunidade especial. Ressaltou que trabalhou as técnicas de oratória, de comunicação, passando o conteúdo da melhor forma possível: “Não é só falar, mas precisamos tratar com carinho essa palavra, mostrar o que somos através das técnicas, porque as pessoas precisam ouvir de forma eficiente”.
Para Jorge Teles, Coordenador da Pascom do Paraná, o encontro foi produtivo, cumprindo toda a pauta: “Saímos daqui com a agenda praticamente fechada. Em 2019 teremos o encontro Regional, em São José dos Pinhais e em 2020 com o Mutirão Paranaense de Comunicação, em Paranaguá. Conclamamos o Paraná para que tenhamos o 3º Muticom feito por muitas mãos, trabalhando unidos, porque somos fortes quando estamos caminhando juntos”.