• Compartilhe no Facebook

Foi entregue à Diocese o Certificado de afiliação junto Cáritas Diocesana de Palmas à Cáritas Brasileira.

No último dia 04 de dezembro, estiveram em visita à Diocese de Palmas-Francisco membros do secretariado executivo da “Rede Cáritas” do Regional da CNBB SUL II do Paraná, Sr. Amauri Antonio Mossmann e Márcia Ponce. Na oportunidade foi entregue à Diocese o Certificado de afiliação junto Cáritas Diocesana de Palmas à Cáritas Brasileira, tornando-a Membro da mesma. A “Cáritas Diocesana de Palmas”, é uma Associação Católica, Sem Fins Lucrativos, de Caráter Beneficente de Assistência Social e foi instituída em 01/07/1963 pela Mitra Diocesana de Palmas. Atualmente desenvolve atividades de assistência social para crianças e adolescentes na Escola de Integração Social de Palmas (EISPAL) a qual atende cerca de 350 crianças e adolescentes e recentemente tornou-se responsável pelo cuidado dos idosos no “Lar de Velhinhos Nossa Senhora das Graças” em Palmas.

A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que há mais de 60 anos atua na promoção, defesa, garantia de direitos e na organização das comunidades, tendo como foco as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Com a certificação para afiliação junto a Cáritas Brasileira, a Diocese passa a participar de maneira conjunta dos projetos e atividades desenvolvidos nas diversas áreas de atuação da Cáritas, podendo ampliar as atividades nas paróquias e comunidades, buscando promover ações que visem a assistência social, a promoção humana e a inclusão social, apoiando aquelas já desenvolvidas nas paróquias como bazares, feiras, acolhida de migrantes, socorro imediato nas situações de emergência natural e social, sempre em vista da promoção humana.

Participaram desse encontro o Bispo Diocesano D. Edgar Xavier Ertl, o coordenador da Ação Evangelizadora Pe. Emerson Detoni, o ecônomo diocesano Pe. Sergio Algeri Filho e as Leigas Lurdes Panizzi e Lizandra Bocchi, ambas atuantes na Cáritas Paroquial em Santa Izabel d’ Oeste.  O título entregue nas mãos do Bispo D. Edgar foi reconhecido durante a  “XXIV Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira” realizada em Teresina, Piauí em novembro.