A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão realizou no dia 7 de maio, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), o primeiro Encontro Diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom). Foi assessorado por Jorge Teles, Coordenador da Pascom da Diocese de Guarapuava e do Regional Sul 2 da CNBB – Paraná. O encontro teve a coordenação geral do Pe. Valdecir Bressani, e a presença de padres, diáconos, seminaristas e lideranças paroquiais.
Jorge Teles definiu a Pascom: “É a Pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade, da acolhida e da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia (CNBB 75, n. 244.
Abrangência da Pascom
Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas; promover o diálogo e a comunhão das pastorais e movimentos; capacitar os agentes de todas as pastorais e movimentos na área da comunicação, especialmente catequese e liturgia; favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação para dar visibilidade à sua ação evangelizadora; envolver profissionais e pesquisadores de comunicação nas reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização nos processos comunicativos, desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas nos locais onde não existem profissionais especificamente designados.
Sonora com Jorge Teles.

Sonora com Pe. Valdecir Bressani falando sobre o encontro formativo.