Neste domingo, 23 de abril de 2017, a Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, com a participação de duzentos fiéis, peregrinou ao Santuário Estadual Nossa Senhora do Rosário Rocio, Padroeira do Paraná, em Paranaguá-PR. Teve a presença de Dom Edgar Xavier Ertl, os padres Emerson Detoni, Nelso Maróstica e Valdecir Bressani.

As peregrinações ao Santuário de Paranaguá fazem parte da vida das 18 dioceses de Paraná e neste ano coube à nossa Diocese ir à casa da Mãe. Às 8h30min., no Santuário, foi celebrada santa Missa, após houve a procissão com o Manto de Nossa Senhora e às 11h, os peregrinos rezaram o terço na Gruta, em Frente ao Santuário.

Diz Dom Edgar que a devoção popular de ir aos santuários marianos faz parte da cultura religiosa. Citou o Papa Francisco que destaca a importância

dos católicos celebrarem nos lugares santos: “É para confirmar nossa fé em Cristo, ou seja, através de Nossa Senhora queremos Jesus Cristo. É um momento de renovar nossa fé mariana”. Lembrou o bispo que a Igreja vive um ano especial em celebrar os trezentos anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Brasil; os cem anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal: “Tem um sentido muito especial em renovar o nosso compromisso e fazer tudo o que o Senhor Jesus, o ressuscitado, nos pede, a vivência profunda do amor, da comunhão, da justiça e nosso envolvimento com a comunidade. Que Nossa Senhora do Rocio interceda pelo povo de nossa Diocese. Queremos voltar mais fortalecidos em nossos compromissos eclesiais, sempre com a intercessão de Nossa Senhora”.

 

Ano Mariano na Diocese

Destaca Dom Edgar que a Diocese vive um ano mariano com importantes e significativas celebrações: a peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rosário do Rocio, a peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelas paróquias e a Romaria ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, em Palmas: “Neste ano de 2017 é uma oportunidade de nossas famílias para o contato com Nossa Senhora. Na peregrinação pelas paróquias, eu tenho percebido quanta gente se reúne em torno da Imagem de Nossa Senhora Aparecida”.

Para a participação da Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Palmas, já existe uma grande preparação pelas paróquias, salienta Dom Edgar: “Para recordar a presença de Nossa Senhora, em nossa Diocese, com o título de Fátima, assim como em Portugal, serão celebrados grandes momentos de fé”. Dom Edgar incentiva para que pelos menos um ônibus de cada Paróquia participe da Romaria em Palmas: “É uma oportunidade para sentirmos o amor de Deus em nós através de Nossa Senhora”.

Mensagem

A partir da peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio, em Paranaguá, Dom Edgar envia mensagem aos diocesanos para a fidelidade em Jesus Cristo: “Estamos vivendo o tempo pascal, o tempo da presença do ressuscitado em nosso meio. Que sejamos testemunhas do Filho de Maria, de que Ele ressuscitou e que está vivo no meio de nós. E, acima de tudo, o que devemos retomar, é a recitação do santo Terço em família. Esse é um apelo que fazemos em termos Nossa Senhora como a grande mãe da Igreja, é aquela que vem em favor daqueles que não tem voz. É muito importante esse voltar-se à Maria. Por ela vamos alcançar todas as graças tão necessárias em nossa vida, através de seu Filho Jesus. Que tenhamos esse santo hábito de rezar mais, pedir mais, entregar-se mais à Maria. Sejamos como Maria, saiamos e vamos ao encontro das pessoas, assim como ela foi ao encontro de Isabel”.

Para o Ir. Jorge Tarachuque – Redentorista do Santuário de Nossa Senhora Rosário do Rocio, foi uma grande alegria receber os peregrinos de Palmas-Francisco Beltrão: “Ficamos felizes em saber que os fiéis vieram agradecer a caminhada diocesana aqui no Santuário. É uma grande alegria perceber a expressão de fé dos peregrinos na casa da mãe. Que Nossa Senhora abençoe cada família da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão.

Sonora com D. Edgar Xavier Ertl.

 
21
  • Compartilhe no Facebook
 
40
  • Compartilhe no Facebook
 
1
  • Compartilhe no Facebook