• Compartilhe no Facebook

Novo Manual dos MACS.

No sábado, 14 de novembro, na Casa de Formação Divino Mestre, em Francisco Beltrão, aconteceu encontro com assessores e coordenadores dos Ministros Auxiliares de Comunidade dos sete Decanatos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, sob a coordenação do Pe. Vagner Raitz, Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora.

Diz Pe. Vagner que foi apresentado o novo Manual dos Ministros e também refletido sobre a importância da retomada da adoração ao Santíssimo Sacramento nas paróquias. Ressaltou que o encontro estava sendo aguardado para refletir e partilhar sobre a formação inicial e permanente dos Ministros Auxiliares na Diocese. Agradeceu aos que estiveram envolvidos na elaboração do manual.

Dom Edgar Ertl, bispo diocesano, na apresentação no Manual dos Ministros, ressalta: “Esperamos auxiliar nossos Ministros e Ministras em seu ministério litúrgico, para que Deus seja louvado com arte, criatividade, profundidade e devoção em cada celebração. Além disso que o povo de Deus seja santificado através das celebrações por eles presididas e conduzidas. Quando nossas celebrações são bem preparadas experimentamos a alegria de sermos seguidores de Jesus Cristo e partícipes da comunidade de fé, nossa Igreja”.

O Manual Diocesano dos Ministros Auxiliares da Comunidade divide-se em oito capítulos distribuídos pedagogicamente para facilitar a pastoral litúrgica e celebrativa. A saber: 1. Questões doutrinas, pastorais e litúrgicas; 2. Formação dos MACs e Rito de Conferimento de Ministério; 3. Celebração da Palavra de Deus; 4. Adoração ao Santíssimo Sacramento; 5. Celebração da Comunhão dos enfermos e preparação para o Sacramento da Unção dos Enfermos; 6. Celebração das Exéquias; 7. Bênçãos; 8. Orações.