• Compartilhe no Facebook

Frei Alex Sandro Ciarnoski, da Paróquia São Pedro de Pato Branco, presidiu a celebração. Foto de divulgação

O dia da etnia italiana comemorado em 2 de junho foi lembrado em Chopinzinho com uma celebração religiosa na Igreja Matriz São Francisco de Assis, no sábado (1). A missa, celebrada pelo Frei Alex Sandro Ciarnoski, da Paróquia São Pedro de Pato Branco, reuniu dezenas de pessoas.

  • Compartilhe no Facebook

Igreja Matriz São Fco. de Assis foi decorada para celebração. Foto de divulgação

A celebração foi organizada pelo Circolo Veneto Italo Brasiliano Di Chopinzinho, em parceria com a Paróquia São Francisco de Assis e Prefeitura, através do Departamento Municipal de Cultura. A liturgia da missa contemplou a língua italiana oficial e os cantos no Talian (Dialeto dos imigrantes Italianos no Brasil). Além disso, a Igreja Matriz recebeu decoração com objetos e símbolos da cultura italiana, com destaque para os cachos de uva, fruta utilizada para produção de vinho, uma das bebida mais apreciadas pelos italianos.

A presidente do Circolo Veneto Italo Brasiliano, Marlene Comim, fez uma agradecimento a todos aqueles que participaram ou auxiliariam para a realização da celebração, em especial ao Frei Olivo Marafon (Pároco), prefeito Álvaro Scolaro, secretária de educação Edna Accorsi, e a diretora de cultura, Gracielli Demartini.

“Bisogna recordarse de i nostri bisnoni che grasie a lori poi noi semo qua!” – É preciso recordar-se dos nossos bisavôs pois graças a eles hoje nós estamos aqui!

Fonte/fotos:  Magayver dos Santos