No mês de março, acontecem as primeiras reuniões dos sete Decanatos da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, com a participação do Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, padres e coordenações decanais de pastorais e movimentos. Estão sendo tratados assuntos referentes a função do Decanato e do Decano, do Conselho Pastoral Paroquial, da preparação do Sínodo dos Bispos, dentro outros assuntos.

Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora) está proferindo palestra sobre o objetivo do Decanato na proximidade do trabalho na Diocese: “É um instrumento evangelizador mais descentralizado promovendo a unidade e a cooperação”. Já o decano tem a função de dinamizar o processo

de evangelização em consonância com o Plano Diocesano de Pastoral: “Fortalecer o processo de comunhão e participação, fortalecimento das pastorais e movimentos e serviços. O decano deve promover e coordenar a atividade pastoral comum no Decanato”.

Débora Pupo (Coordenadora Diocesana da Juventude), está divulgando a pastoral juvenil, dando ênfase ao Sínodo dos Bispos 2018, com o tema: “Os
jovens, a Fé e o Discernimento Vocacional”. Disse que a Igreja quer perguntar-se como acompanhar e escutar os jovens para ajudá-la a traçar os caminhos.

Dom Edgar justificou sua presença para o conhecimento da realidade dos decanatos: “Conhecer as realidades pastorais, os movimentos e serviços, os desafios, as perspectivas, os problemas e as soluções que podemos, juntos, encontrar”.

Na quinta-feira, 16, a Paróquia Cristo Rei, de Renascença, sediou a reunião das onze Paróquias do Decanato de Francisco Beltrão, sob a coordenação do Decano, Pe. Flávio Luiz Volpatto. Ao término do encontro, Pe. Jorge Schafaschek (Reitor da Reitoria Nossa Senhora de Fátima – Flor da Serra do Sul) foi escolhido como novo Decano do Decanato de Francisco Beltrão.

Em anexo, sonora com Dom Edgar Xavier Ertl.