Com a presença do Bispo, Dom Edgar Xavier Ertl, padres, coordenações de pastorais, movimentos e representantes das paróquias, aconteceu o Conselho Diocesano de Pastoral de Palmas-Francisco Beltrão, nos dias 22 e 23 de junho, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão).

O Conselho, que foi coordenado pelo Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora), teve como objetivo a revisão do Diretório dos Sacramentos do Batismo e da Crisma.

O encontro iniciou com reflexão sobre os sacramentos a partir da fundamentação bíblica, dimensões teológico-doutrinais, aspectos canônicos e diretrizes pastorais. Na sequência foi realizado trabalho em grupos para o aprofundamento nas questões propostas de mudanças no diretório. Após votações, ficou assim definido:

Batismo – deverá ser realizada a preparação de três modos: 1ª – visitas (acolhida personalizada); 2ª – grupos de família com material específico; 3ª – encontros de formação com nova metodologia. A Paróquia poderá seguir uma das opções. O casais em segunda união podem ser padrinhos, desde que sejam acompanhados pelo pároco e que participem da vida eclesial através das pastorais e movimentos.

Crisma – foi definido o início da catequese para a crisma com a idade de 15 anos, e não mais 13 como era de costume. Embora o padrinho não seja essencial para o sacramento, foi optado por continuar, mas com as exigências necessárias.

Sonora com Dom Edgar Ertl: