• Compartilhe no Facebook

Padre Emerson coordenou as atividades.

No sábado, 9 de novembro, na Casa de Formação Divino Mestre (Francisco Beltrão), aconteceu reunião da Coordenação Diocesana da Ação Evangelizadora, sob a condução do Pe. Emerson Detoni (CDAE). Teve a presença do Bispo Dom Edgar Ertl, os padres decanos e coordenações diocesanas das pastorais e movimentos.

  • Compartilhe no Facebook

Dom Edgar falou sobre: “Sinodalidade: construir novos caminhos / em companhia pastoral”.

Inicialmente dom Edgar proferiu palestra sobre a “Sinodalidade: construir novos caminhos / em companhia pastoral”. Destacou que a conversão pastoral leva a novos caminhos entre as pastorais e movimentos para o trabalho em conjunto e orgânico. Disse o Bispo: “No contexto eclesial em que vivemos e no modo de realizarmos nossas atividades apostólicas, devemos sempre agir em comunhão e em fraternidade. O Papa e a Igreja do Brasil nos pede que tenhamos um único objetivo, ou seja, servir a Igreja, servir a comunidade”. Esclarece, o Bispo: “A sinodalidade significa que nós cremos, trabalhamos juntos, servimos juntos, pois todos somos servidores do evangelho, nas diversidades de dons, carismas e serviços, é para a edificação do Reino de Deus e sobretudo para nossa adesão ao projeto de Jesus Cristo. Queremos preparar a nossa Diocese para o presente e para o futuro”.

Lembrou Dom Edgar que a conversão pastoral leva a novos caminhos para a evangelização. Disse que não podemos nos contentar com uma mera pastoral de conservação: “Precisamos ler os sinais dos tempos, os desafios, do que a sociedade espera dos ministros ordenados, o que espera da Igreja como uma comunidade de fiéis. Essa é a grande missão que temos de construirmos novos caminhos, observando novos horizontes, orientados pela Palavra de Deus, pela Igreja do Brasil com nossa Diocese e pelo Papa”.

Disse Pe. Emerson Detoni que o momento de Calendarização não foi somente para marcar datas dos eventos. Inicialmente foi retomado o Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, elaborado na Assembleia dos dias 18 e 19 de outubro. Acrescentou: “Foi uma reunião de planejamento, onde juntos procuramos trilhar os passos que daremos no ano de 2020 no processo de comunhão da Diocese”.