A Reitoria Nossa Senhora de Fátima, de Flor da Serra do Sul, acolheu o novo Reitor, Pe. Jorge Schafascek, proveniente da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, de Nova Esperança do Sudoeste. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl, concelebrada pelo Pe. Geraldo Macagnan (Vigário Geral), Pe. Emerson Detoni (Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora), Pe. Leandro Oldra Sustiço e Pe. Darci Dalmonte.

No Rito de posse, Dom Edgar conduziu o Pe. Jorge para momentos marcantes da celebração. Inicialmente houve a leitura do Decreto de Nomeação do novo Reitor; na sequência a renovação das promessas, quando o Pe. Jorge foi interrogado sobre sua disposição de cooperar como Bispo diocesano, trabalhando em comunhão com os irmãos presbíteros, cuidando do zelo da porção do Povo de Deus. O novo Reitor fez publicamente a Profissão de Fé.

Rito da Chave da porta central: Dom Edgar levou o novo Reitor até a porta da Igreja, onde ele a abriu como sinal da consciência do cuidado que deverá ter com o templo material e uma Igreja viva que deverá edificar na comunidade.

Pia Batismal: O Bispo conduziu o Reitor até a Pia batismal. Entre seus ofícios está o de administrar o

Batismo dos novos filhos de Deus. Disse o Bispo: “Recebe os instrumentos do Batismo dos novos filhos de Deus. Cuida para que a vida divina recebida neste Sacramento cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.

Confessionário: Uma das tarefas mais importantes do Reitor consiste em administrar o Sacramento da Penitência. Através deste sacramento realiza-se a reconciliação dos pecadores com Deus e com a Igreja. Dom Edgar fez a entrega da estola, como sinal de perdão.

Ambão da Palavra: Dom Edgar apresentou Pe. Jorge no Ambão da Palavra, a Bíblia Sagrada. É missão do Padre ensinar, viver e testemunhar a Palavra de Deus a todas as pessoas.

Chave do Sacrário: Um momento sagrado. O Bispo e o Padre foram até o Sacrário, onde Pe. Jorge recebeu as chaves, abre o Sacrário onde Cristo está presente para alimentar o povo de Deus com a Eucaristia, ápice e fonte de todo culto e da vida cristã em que se realiza a unidade do povo de Deus. Bispo e Padre fizeram um ato de adoração.

Na homilia, Dom Edgar ressaltou que Pe. Jorge está empossado com a missão de animar a comunidade e que encontrou em Flor da Serra um povo de fé: “Como Jesus percorria os povoados ensinando as verdades do Reino, Pe. Jorge deverá ajudar aqueles que são fracos, os doentes, ajudá-los a dar passos certos e firmes. Cuidar para que ninguém abandone a graça de Deus e a Igreja, cuidar dos adolescentes e jovens”. Dom Edgar fez dois pedidos ao Pe. Jorge: “Trabalhe na formação de lideranças, pois o futuro da Igreja passa pelas lideranças. Reze, incentive os jovens pela possibilidade de serem discípulos de Jesus, sendo sacerdotes de nossa Diocese”.

Pe. Jorge Schafaschek, no seu primeiro pronunciamento à comunidade, disse que alguns dos melhores de

seus 34 anos de sacerdócio passou na Comunidade paroquial de Nova Esperança do Sudoeste. Em sua nova missão em Flor da Serra, o novo Reitor quer rezar bastante, formar a consciência do que é  a Igreja Diocesana e Paroquial: “Estou contente de estar aqui. Vamos aprender juntos sobre o Reino de Jesus. Vamos com seriedade, como Igreja, buscando o caminho de Jesus Cristo”.

A Igreja Reitorada de Flor da Serra será elevada à Paróquia no dia 14 de maio.