De 4 a 9 de julho, o Bispo Diocesano, Dom Edgar Xavier Ertl fará Visita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Capanema.

Visita pastoral é a que o Bispo faz, às paróquias ou comunidades locais da sua Diocese, enquanto Pastor que ama, cuida e orienta o povo do Senhor que lhe está confiado. É uma oportunidade para o bispo entrar em contato mais direto com as angústias e preocupações, as alegrias e as expectativas do povo, podendo dirigir a todos um convite à esperança e vivência cristã na família, na comunidade paroquial e na sociedade.

Permite, igualmente, ao Bispo analisar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização a fim de melhor poder definir as prioridades e encontrar os meios em ordem a uma pastoral orgânica, da Diocese.
Não deve ser uma visita breve ou apressada, mas há-de ter a duração suficiente, de modo que o Bispo possa estar serenamente com o povo, escutar os seus anseios, confirmá-lo na fé, fortalecê-lo na esperança, bem como celebrar os santos mistérios que constituem a fonte e o vértice da vida da Igreja. É uma oportunidade única e um tempo de graça para estar, dialogar e celebrar com as comunidades.
Para as comunidades e instituições que a recebem, a visita constitui um verdadeiro tempo de graça e momento especial para o encontro e o diálogo com o seu Bispo.
Assim realizada, a visita pastoral aparecerá como: um sinal da presença do Senhor que visita o seu Povo na paz.