Com início no dia 26 de abril, estendendo-se até o dia 5 de maio, em aparecida, acontece a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a temática “Iniciação à vida cristã”. Tem a participação de 370 bispos, dentre eles Dom Edgar Xavier Ertl (bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão).

Os bispos objetivam discutir e avaliar o texto que foi preparado por uma comissão designada para esse fim. Após contribuições e alterações, o texto está pronto para ser submetido a análises pelo episcopado. A proposta é que, após análise e aprovação, ele se torne o mais novo documento da entidade.

De acordo com a CNBB, sobre a temática, o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética,

dom José Antônio Peruzzo, que também presidiu a Comissão do tema central, explica que a iniciação à vida cristã é a mais urgente das demandas evangelizadoras da Igreja, mas defende que este não é um tema novo. De acordo dom Peruzzo, já foi apresentado e reapresentado
desde o Concílio Vaticano II. “É um caminho que já tem história, mas que requer uma mudança de mentalidade e, para isso, é preciso uma geração ou mais”, disse.