As particularidades arquitetônicas da Catedral do Senhor Bom Jesus da Coluna dos Campos de Palmas foram temas de um vídeo, produzido pelo arquiteto sacro Tobias Bonk Machado, em seu canal no YouTube.

Destacando o formato triangular da igreja sede da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, o arquiteto pontua algumas das características da Catedral, que foi inaugurada e dedicada no inicio da década de 1980. “Um de seus diferenciais é a via sacra, totalmente incrustada nas paredes da igreja”, ressalta.

Durante o vídeo, Machado relembra a história da antiga igreja matriz, que possuía “um altar mor imponente, traços neogóticos e pinturas murais”. Uma réplica da igreja está em processo de construção pela comunidade do bairro Divino.

Sobre a Catedral, o especialista salienta que ela encontra-se em um nível elevado à praça central, com seu subsolo sendo composto pela sacristia, capela de orações, cripta dos bispos e outros espaços.

O pároco da Catedral, padre Adriano Matana, também participa do vídeo, destacando a entronização da imagem sacra de Nossa Senhora da Palma, que passou a integrar os altares da igreja no mês de agosto.

O arquiteto Tobias Bonk Machado é o responsável pelo projeto de adequação da arquitetura da Catedral, que busca obter um espaço condizente às necessidades paroquiais, seguindo as orientações do do Concílio Vaticano II, mas respeitando também a história de quase dois séculos da presença católica na região.