No domingo, 26 de novembro de 2017, solenidade de Cristo Rei, terá início o Ano Nacional do Laicato, e terminará na solenidade de Cristo Rei de 2018, com o tema: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída”, a serviço do Reino e como tema “Sal da terra e luz do mundo”, objetiva-se, sobretudo, como Igreja, povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil, aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.

Conforme Dom Edgar Xavier Ertl (Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão), no domingo, abertura do Ano Nacional do Laicato, não será feito num evento diocesano: “Porém, cada paróquia e suas comunidades, devem organizar como bem prefaciar esta nobre e louvável iniciativa da Igreja do Brasil, com justiça com nossos irmãos e irmãs leigas tão numerosos nos serviços, pastorais, movimentos e, especialmente pelo testemunho no mundo da política, da cultura, da educação, da economia e outros setores da vida pública”.

Diz o Bispo que ao longo de 2018, em nossa diocese, teremos vários eventos para a vivência, reflexão e celebração com os leigos concomitantemente com os 60 anos de nossa Igreja Particular de Palmas-Francisco Beltrão. Dom Edgar sugere que a Oração para o Ano Nacional do Laicato seja recitada em todas as celebrações litúrgicas, reuniões e afins.

Espera Dom Edgar “que neste novo ano litúrgico a fim de que, de fato, os cristãos leigos sejam sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reinado de Jesus Cristo, o enviado do Pai”.