Iniciou nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22), na Casa de Retiros Nossa Senhora do Mossungue, em Curitiba, a 40ª Assembleia do Povo de Deus do Regional Sul 2 da CNBB, que este ano terá como tema central: “Diretrizes 2019 a 2023: Comunidade Eclesial Missionária”, assessorado por Dom Leomar Antônio Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre (RS).

Participam da Assembleia todos os arcebispos e bispos do Paraná, os coordenadores arqui/diocesanos da Ação Evangelizadora, da Animação Bíblico-catequética, da Pastoral Litúrgica, de Pastoral Social e os coordenadores regionais de Pastoral, Movimento e Organismo.

Um dos objetivos da Assembleia é, a partir do tema central, elaborar as diretrizes para a Ação Evangelizadora da Igreja no Paraná. Na ocasião, será feito o lançamento de uma Ação Missionária que envolverá toda a Igreja do Paraná no projeto da construção de uma escola para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África.

Os arcebispos reúnem-se um dia antes da Assembleia com o povo, da tarde do dia 19 até o almoço do dia 20, para uma Assembleia particular, na qual abordam temas pertinentes ao episcopado e a caminhada do Regional Sul 2. Um dos assuntos importantes é a organização da Visita Ad Limina, prevista para acontecer em fevereiro de 2020.

A Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, está participando da Assembléia em Curitiba, sendo representada por seis integrantes, entre eles, o Bispo, Dom Edgar Ertl. Por telefone, Dom Edegar, falou ao ouvinte da Rádio Onda Sul FM. “Estamos tratando de assuntos da Pastoral, a vida de cada igreja, os movimentos e serviços. Também a prestação de contas”.

Confira o áudio na íntegra:

Cronograma Geral

Quinta-feira (19) às 13h30 até sexta-feira (20) às 12h00: Reunião particular dos arce/bispos do Paraná.

Sexta-feira (20):

14h00: Celebração de abertura – Início da Assembleia

19h00: Celebração eucarística presidida por Dom Sérgio de Deus Borges, bispo de Foz do Iguaçu.

Sábado (21):

8h00: Início com a oração

18h00: Lançamento da Ação Missionária: Escola para a Missão São Paulo VI

19h00: Celebração eucarística presidida por Dom Sérgio Arthur Braschi, bispo de Ponta Grossa e referencial para a dimensão missionária no Paraná.

Domingo (22):

7h30: Celebração eucarística presidida pelos bispos da presidência do Regional: Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina, Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo de Curitiba e Dom Amilton Manoel da Silva, bispo auxiliar de Curitiba.

9h00: Síntese dos trabalhos e momentos conclusivos.

12h30: Almoço e despedida.

Fonte: Assessoria CNBB Regional Sul 2