Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido como São Francisco de Assis, nascido em Assis, Itália, no dia 5 de julho de 1182 e falecido em 3 de outubro de 1226, mas sepultado em 4 de outubro, foi um frade católico em seu país de origem. Era um jovem inquieto, que resolveu trocar a vida mundana por uma vida voltada para a espiritualidade e a simplicidade. Abdicou da riqueza e privilégios que tinha, como jovem filho de família abastada, e passou a viver para ajudar os necessitados. Francisco de Assis tinha uma intensa compaixão por todos os seres e vivia, de forma profunda, exaltando os ensinamentos e a humanidade de Jesus Cristo.

4 de outubro de 1226, é a data de seu sepultamento na Igreja de São Jorge na cidade de Assis. O Papa Gregório IX, após dois anos de sua morte, o canonizou como Santo da Igreja Católica. Por seu amor à Natureza e aos Animais, São Francisco de Assis ficou conhecido e é tido como Padroeiro da Ecologia e Protetor dos Animais.

Para o Frei Franciscano Marcos Vinicius Motta Brugger, da Paróquia São Pedro de Pato Branco, São Francisco de Assis foi um grande defensor da vida, em qualquer circunstância, pois acreditava que toda vida era graça de Deus, e precisava ser protegida sem olhar a quem.

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. ” ___ São Francisco de Assis