Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de abril de 2024
Rádios

Reichembach comemora realização de mutirão de cirurgias de catarata em Francisco Beltrão

Geral

por Evandro Artuzzi

Publicidade

Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, será realizado o mutirão de cirurgias de catarata no Hospital Regional em Francisco Beltrão. Ano passado, o mutirão foi anunciado no município de Pranchita pelo Secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, pelos deputados estaduais Ademar Traiano e Reichembach, e pela chefe da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos, e na próxima semana acontecerá em Francisco Beltrão com o objetivo de realizar 300 procedimentos. Todos os inscritos serão avaliados pelos médicos participantes do mutirão e, caso necessária, a cirurgia será feita.

[Grupo RBJ de Comunicação] Reichembach comemora realização de mutirão de cirurgias de catarata em Francisco Beltrão — Deputado Reichembach, Secretário de Saúde Michele Caputo, Chefe da 8ª Regional de Saúde Cintia Ramos e o então prefeito de Ampére Helio Alves durante entrega de recursos no Palácio Iguaçu. Foto de arquivo
Deputado Reichembach, Secretário de Saúde Michele Caputo, Chefe da 8ª Regional de Saúde Cintia Ramos e o então prefeito de Ampére Helio Alves durante entrega de recursos no Palácio Iguaçu. Foto de arquivo

Para Reichembach, o mutirão será de grande importância para o município. “A operação de catarata é a mais feita na oftalmologia e evoluiu muito nas últimas décadas, o que permite que os procedimentos sejam feitos de forma mais segura para o paciente”, afirma. O deputado ressalta que as cirurgias trarão mais qualidade de vida aos portadores de catarata.

De acordo com a secretária de Saúde de Francisco Beltrão, Aline Biezus, desde 2011 cerca de 200 pessoas aguardam na fila de espera pela realização da cirurgia. “Nesse mutirão, a maioria das pessoas que atenderemos têm mais de 60 anos, a realização dessa cirurgia vai ajudar na locomoção e diminuir o risco de quedas desses pacientes”, explica. Até o momento, restam 20 vagas das 300 disponibilizadas pelo mutirão.

A cirurgia eletiva é classificada como um procedimento em que o paciente pode aguardar a ocasião mais propícia para a sua realização, dependendo do nível de gravidade da doença e da dor do paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo e acomete principalmente a população idosa. O mutirão será realizado a partir da parceria entre Governo do Estado, Secretaria Estadual de Saúde, 8ª Regional, Associação Regional de Saúde, Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade