Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
22 de fevereiro de 2024
Rádios

Registrado em Palmas espécie de morcego que não era vista há cem anos

A redescoberta ocorreu ainda em 2018, agora validade pela comunidade científica.

Meio Ambiente

por Ivan Cezar Fochzato

Pesquisadores registram espécie de morcego que não era vista há 102 anos no RVS dos Campos de Palmas/PR
Pesquisadores registram espécie de morcego que não era vista há 102 anos no RVS dos Campos de Palmas/PR
Publicidade

Pesquisadores da Fundação Instituto Oswaldo Cruz(Fiocruz) e Universidade Federal do Paraná(UFPR) coletaram, no Refúgio da Vida Silvestre (RVS) dos Campos de Palmas,  um morcego da espécie Histiotus alienus, que não era vista desde sua descrição em 1916 pelo zoólogo britânico Oldfield Thomas, o qual havia coletado e descrito o animal em Joinville/SC e depositado a amostra na coleção do Museu de História Natural de Londres.

A redescoberta em 2018 resultou em publicação recente na revista científica Zookeys.  

O Refúgio é uma unidade de conservação de proteção integral localizado em Palmas/PR, e abrange 16.594 hectares de campos de altitude e capões com araucárias no bioma Mata Atlântica na região sul do estado do Paraná.

A redescoberta de uma espécie que não era vista há mais de 100 anos é um indicativo de que o RVS de Campos de Palmas está cumprindo seu objetivo de conservar a biodiversidade na região sul do país.  

Publicidade
Publicidade

A UC onde ocorreu a coleta do animal localiza-se a 280 km de Joinville, onde a espécie foi descoberta há mais de um século. O encontro do animal no RVS dos Campos de Palmas permitiu a conclusão pelos pesquisadores de que a área de ocorrência da espécie iria do nível do mar, da floresta ombrófila densa onde foi encontrada em 1916 até as matas de araucária e campos de altitudes de 1.200 metros no local da coleta de 2018. 

Segundo o artigo “Rediscovery of Histiotusalienus Thomas, 1916 a century after its description (Chiroptera, Vespertilionidae): distribution extension and redescription” publicado este ano na Zookeys por Cláudio VC, Almeida B, Novaes RLM, Navarro MA, Tiepolo LM, Moratelli R, embora o status de conservação da espécie seja classificada como “dados insuficientes”, o novo registro no RVS dos Campos de Palmas indica que ao menos uma população de Histiotus alienus talvez esteja protegida. ( Fonte: Comunicação ICMBio)

 

 

Publicidade
Publicidade

 

Publicidade