Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
28 de março de 2024
Rádios

Região com médio Desenvolvimento Municipal

Desenvolvimento

Meio AmbienteSaúde

por redação

Publicidade

 

Todos os municípios da região experimentam Médio Desempenho de acordo com a terceira edição  do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) apresenta os resultados para o ano de 2010 nos setores de  renda e emprego, educação e saúde.

 O índice parcial renda e emprego (doravante, renda) é construído a partir dos dados referentes a remuneração média do trabalho, emprego formal e produção agropecuária. Já, o índice relativo à educação construído a partir de intens como  atendimento à educação infantil, percentual de docentes com curso superior, taxa de não abandono e média do índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB). E, finalmente, o relativo à saúde se dá a partir de: percentual de mais de seis consultas pré-natais por nascido vivo, percentual de óbitos por causas mal definidas, e percentual de óbitos de menores de cinco anos, por causas evitáveis por nascidos vivos. Tanto o índice geral como os parciais apresentam variações de 0 a 1, números que representam, respectivamente, condições mínima e máxima de desempenho socioeconômico.  

 

Publicidade
Publicidade

 

Os 42 municípios da região administrativa do Sudoeste do Paraná tiveram avaliações de índices médios entre 0,6 e 0,8, estando na condição de 350 municípios do estado com o mesmo desempenho. Apenas 11 municípios detêm alto desempenho e outros 38, Médio Baixo Desempenho. No PR não há municípios com baixo desempenho.

 Para o Ipardes (Instituto Paranaense de desenvolvimento Econômico e Social) a região de Palmas (Palmas, Coronel Domingos Soares, Mangueirinha, Clevelândia, Honório Serpa) ainda apareçam no contexto da região Centro-Sul Paranaense,

Publicidade