Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
20 de abril de 2024
Rádios

Vereador tem prisão preventiva decretada pela justiça de Palmas/PR

Segurança

por

vereador
Publicidade

A juíza da Vara Criminal da Comarca de Palmas, no sul do Paraná, Tatiane Bueno Gomes deferiu no tarde desta quinta-feira (01) o pedido de prisão preventiva do vereador Ademar Santos Nunes (PRB).

Segundo o delegado Victor Hugo Guita Grotti além do pedido de preventiva, foi solicitado o bloqueio de bens do vereador, o que foi negado pela justiça.  O advogado de defesa do vereador, Ulisses Antônio Padilha da Silva foi procurado para se manifestar sobre a decisão, porem até o fechamento desta matéria não recebemos respostas.

O acusado, de 56 anos, foi preso em flagrante em posse de diversos documentos e cartões bancários de pessoas idosas e com deficiência, os quais eram utilizados para fazer saques indevidos. A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Palmas, na tarde de quarta-feira (28), no estabelecimento de Ademar, um supermercado localizado no bairro Alto da Glória.

[Grupo RBJ de Comunicação] Vereador tem prisão preventiva decretada pela justiça de Palmas/PR — Foto feita pela Polícia Civil de Palmas/PR e divulgada no site oficial da instituição
Foto feita pela Polícia Civil de Palmas/PR e divulgada no site oficial da instituição

A equipe chegou até ele, pois uma das vítimas compareceu até a delegacia relatando que o homem estava em posse de seu cartão bancário, o qual recebia um benefício por auxílio doença, e não queria devolver.

Publicidade
Publicidade

Diante do fato, os policiais se deslocaram até o local e perguntaram pelo vereador. Quando se apresentou, foi questionado se estaria em posse do cartão da vítima. Momento em que afirmou que sim, alegando que tinha um acordo com seus clientes, no qual para realizar compras com a condição de acertar o pagamento posteriormente deveriam deixar seus documentos e cartões como garantia.

Em continuidade as diligências, os policiais entraram em uma sala, onde encontraram aproximadamente 30 cartões bancários em nome de terceiros, em posse do vereador. Além dos cartões, também possuía carteiras de identidade, cartões de benefícios previdenciários, bem como as senhas para ter acesso a saldos e saques. Todos pertencentes a pessoas idosas e com deficiência.

Ao analisar os cartões e documentos apreendidos, os policiais encontraram um extrato bancário do dia, no valor de R$670, referente a um saque feito em nome de um suposto cliente.

O delegado afirma que de acordo com as investigações, o vereador persuadia pessoas com baixo grau de instrução – a maioria idosas e pessoas com deficiências – e as convencia a entregar documentos e cartões bancários, em troca de crédito em seu estabelecimento.

Publicidade
Publicidade
[Grupo RBJ de Comunicação] Vereador tem prisão preventiva decretada pela justiça de Palmas/PR

“Até o momento 30 vítimas foram identificadas, mas acreditamos que após a prisão do homem mais pessoas irão comparecer e denunciá-lo. Uma das vítimas afirmou que o suspeito estava com os documentos e cartões dela há cerca de cinco anos e nunca lhe entregou o dinheiro sacado, referente a seu benefício previdenciário”, contou o delegado.

O vereador foi autuado em flagrante por apropriação indébita e ameaça – pois, chegou à ameaça uma vítima que estava na delegacia quando foi encaminhado para o local.

Ademar também responderá por crimes previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, bem como no Estatuto do Idoso. Os quais referem-se a reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência ou idosa, destinados ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras, com o fim de obter vantagem indevida para si ou para terceiros.

Publicidade