É no município de Palmas, ao Sul do Paraná, que se produz uma as melhores maçãs do Brasil. A condição geográfica e especificidade climática, com pomares em regiões acima dos 1.200 metros de altitude, longos períodos de frio com temperaturas abaixo dos 7ºC garantem a produção de frutos saudáveis, saborosos, coloridos e graúdos.

O ciclo produtivo das principais cultivares: Eva, Gala e Fuji transformam as paisagens em um belíssimo espetáculo natural desde a quebra da dormência das plantas no rigoroso inverno com o fantástico branco das flores até surgirem os frutos com colorido sem similar.

Destas terras, são colhidas anualmente 14 mil toneladas de deliciosos frutos numa área de 400 hectares em áreas próximas ao perímetro e que se estendem até Campos de Palmas, no conhecido Horizonte, região mais fria do Estado do Paraná.

Toda a produção é processada em quatro unidades classificadoras e embaladoras que ofertam o produto para todo o Brasil.

É possível adquirir diretamente dos produtores palmenses, dentre os quais Pomar Lovo na Estrada para Ponte Serrada(SC) no contato  (46) 3263-1756  .Frutas Marim é outro ponto de classificação, embalagem e venda junto a Codapar – às margens da PRC 280 com contato (46) 32626406

Orgulho e símbolo marcante do município, a maçã é expressivo segmento produtivo para a economia local, sem contar na importância do fruto na alimentação humana.

 

 

SAIBA MAIS
Oito receitas deliciosas que incluem maçã
Uma maçã por dia diminui risco de morrer cedo

Comer uma maçã por dia pode prevenir cinco tipos de câncer

A maça é uma das frutas mais populares e benéficas para a saúde. Ela protege o coração, ajudar a emagrecer e fortalecer a imunidade, ela também é capaz de prevenir tumores malignos.

Um grupo de cientistas da Universidade de Perugia, em Itália, descobriram que as pessoas que comem pelo menos uma maça  por dia tinham menos tumores do que as que raramente ou nunca comiam a fruta.

Publicado na revista Public Health Nutrition, o estudo avaliou outras 40 pesquisas e notou que as pessoas que comem maçã tinham menos probabilidade de desenvolver câncer nos pulmões, no intestino, na boca, no sistema digestivo ou nas mamas.

“Por causa da composição química peculiar e de potenciais mecanismos moleculares envolvidos, é possível que alguns tipos de frutas e vegetais sejam associados mais fortemente ao risco de câncer do que outros. Nossa interesse pelas maças é o fato de ser o fruto mais consumido em países europeus e uma fonte rica em antioxidantes.”, relatam os pesquisadores.

 

O SABOR QUE FAZ VOCÊ VIVER MAIS!

Comer uma maçã  por dia diminui o risco de morrer cedo em 35%. De acordo com o estudo realizado pela University of Western Austrália comer 100 gramas da fruta por dia, equivalente a uma maçã pequena, já aumentam a sua expectativa de vida em comparação a quem não tem o mesmo hábito. A pesquisa contou com a participação de 1456 pessoas com idades entre 70 e 85 anos.

17362801_1244466112338552_4237324962469611330_n
  • Compartilhe no Facebook

Safra 2016/2017 – Palmas(PR)

Os especialistas acreditam que a maçã proporciona este benefício por ser rica em fibras e flavonoides, cm seu efeito antioxidante ajuda a prevenir o envelhecimento das células.

A maçã palmense possui boas quantidades de vitaminas dos completos B e C, Potássio e Magnésio. O potássio, indispensável na geração de energia para as células, importante na contração muscular e na transmissão de estímulos nervosos, sendo indispensável para a saúde cardiovascular.

 

A presença de fibras, especialmente a pectina do tipo solúvel, produz uma massa gelatinosa que absorve os ácidos biliares no intestino. Desse modo, o consumo de maçã pode estar associado com a regulação dos níveis de gordura e colesterol no sangue.

 

E para você que agora sabe como viver mais sem custo, vai uma receita deliciosa de Torta de Maçã

INGRIDIENTES

1 kg de farinha de trigo
400 g de manteiga sem sal


1 pitada de sal
150 g de açúcar
300 ml de leite

Ingredientes do Recheio:
8 maçãs
1 cálice de rum
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de óleo
200 g de açúcar

Modo de Preparo:

Em uma vasilha grande, misture a farinha, o sal e o açúcar; Corte a manteiga em pequenos cubos e junte à massa; Vá mexendo com as mãos até obter uma consistência de farofa, acrescente todo o leite e continue mexendo com as pontas dos dedos; Quando tiver uma massa homogênea, coloque em um saco plástico e deixe descansar na geladeira por 1 hora. Para o recheio, descasque as maçãs, corte em quatro partes e tire as sementes; Em uma frigideira coloque a manteiga e o óleo; Quando a manteiga derreter coloque as maçãs e o açúcar e deixe dourar; Acrescente o rum, acenda um palito de fósforo e jogue na frigideira para flambar; Retire as maçãs da frigideira e deixe resfriar.

 Montagem:

Estique a massa com um rolo de confeiteiro, deixando maior que o tamanho da forma; Em uma forma untada com manteiga coloque a massa deixando as sobras para fora; Coloque as maçãs e cubra com a massa que ficou para fora da forma; Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 20 minutos; Retire, corte a torta em pedaços e sirva.(Receita do chef de cozinha Olivier Anquier).Fonte: Vida Melhor