Menu Envie sua pauta
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
13 de abril de 2021
Rádios

Prosseguem as obras de base para construção da PCH Foz do Estrela

Cotidiano

por Ivan Cezar Fochzato

foz-do-estrela-22-850×450
Publicidade

Prosseguem no município de Coronel Domingos Soares as obras de construção da PCH Foz do Estrela pertencente a Brookfield Energia Renovável, por meio da São Luiz Energética. Todas as obras civis compreendendo terraplenagem, execução de túneis de desvio e de adução, obras em concreto e acabamentos do aproveitamento no Rio Iratim estão sendo desenvolvidas pela QUEBEC Engenharia.

[Grupo RBJ de Comunicação] Prosseguem as obras de base para construção da PCH Foz do Estrela — Fotos: Quebec Engenharia
Fotos: Quebec Engenharia
[Grupo RBJ de Comunicação] Prosseguem as obras de base para construção da PCH Foz do Estrela — Túnel de desvio, extensão de 180 metros
Túnel de desvio, extensão de 180 metros

O empreendimento terá 29,5 MW de capacidade instalada e duas unidades geradoras. O barramento terá uma extensão de aproximadamente 223 metros. O circuito hidráulico de geração é composto por tomada d’água do tipo gravidade e túnel de adução com extensão de 1.125 m e seção de 6 x 6 metros. A casa de força será do tipo abrigada, sendo a geração obtida por duas turbinas de 14,75 MW cada.

Para a integração da usina ao sistema de transmissão de energia elétrica será construída a Linha de Transmissão de 138kv com cerca de 50 km de extensão que ligará a subestação da PCH Foz do Estrela até a subestação de Palmas, sul do Paraná.

A previsão de operação é fevereiro/22. O Ministério de Minas e Energia considerou projeto como prioritário. Com a declaração, o projeto pode emitir debêntures de infraestrutura, que tem incentivos para os investidores. A central hidrelétrica deverá vender 4,6 milhões MW/h (megawatts/hora) à R$ 220,74 cada MW/h.

Publicidade