Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
18 de janeiro de 2021
Rádios

Promotoria abre procedimentos para apurar irregularidades na contratação de serviços médicos em Palmas

Geral

por Guilherme Zimermann

ministeriopuyblico
Publicidade

A 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Palmas instaurou inquéritos para apurar supostas irregularidades cometidas pela Administração Municipal na contratação de serviços médicos e na emissão de empenhos para aumento de gastos.

Um dos procedimentos, visa apurar possíveis irregularidades cometidas pela administração na ausência de preenchimento dos cargos públicos de médicos disponíveis. De acordo com o Ministério Público, dos 45 cargos de médico previstos em Lei Municipal, apenas três estão ocupados, implicando na contratação de empresas terceirizadas para suprir a demanda existente.

Outro inquérito aberto visa investigar a contratação de 12 empresas médicas, cujos sócios e proprietários seriam servidores públicos, o que pode implicar em ato de improbidade administrativa.

Além desses, o Ministério Público instaurou procedimento para apurar supostas irregularidades consistentes na emissão de empenhos em nome de todas as empresas credenciadas em anotação no sistema que não é considerado para o cálculo das despesas de pessoal, o que, segundo a promotoria, “pode representar manobras do Executivo para aumentar seus gastos sorrateiramente”.

Publicidade
Publicidade

De acordo com o Ministério Público, foram solicitadas informações ao Município e às empresas envolvidas. “Em que pese o Município ainda não ter respondido, a respostas de cada uma das empresas gerou inúmeras folhas impressas, de modo que é preciso organizar para que em futuras análises não haja equívocos”, justifica a promotoria para a abertura dos inquéritos. O pré-candidato a prefeito de Palmas, Rodrigo Kohl Ribeiro, ao Jornalismo da Rádio Club, assumiu ter sido de sua  autoria a Notícia de Fato que deu origem aos Inquéritos instaurados.

Procurada pelo Departamento de Jornalismo da Rádio Club, a prefeitura informou que “prestará todos os esclarecimentos que se fizerem necessários aos inquéritos civis instaurados”.

*Matéria atualizada em 28/07/2020 às 14h01

Publicidade