Menu
Grupo RBJ de Comunicação
Grupo RBJ de Comunicação,
16 de janeiro de 2021
Rádios

Projetos de conscientização do autismo são aprovados pela Câmara de Palmas

Saúde

por Guilherme Zimermann

autismo
Publicidade

Os vereadores de Palmas aprovaram, em 1ª votação, Projeto de Lei que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e o Dia Municipal do Autista. A matéria foi discutida durante a 2ª Sessão Ordinária do ano, realizada nesta segunda-feira (10).

De acordo com o proponente da matéria, vereador Izaias Mikilita, o objetivo é ampliar a discussão em torno do assunto, apoiando também a iniciativa da União dos Autistas de Palmas e Região (UAPAR), fundada recentemente. A Semana Municipal de Conscientização do Autismo será realizada em Palmas na primeira semana de abril e o Dia Municipal do Autista celebrado em 02 de abril, coincidindo com o Dia Mundial do Autismo.

Sobre esta temática, inclusive, a UAPAR promove nesta terça-feira (11), no Centro Cultural Dom Agostinho, às 19h30, uma palestra com Berenice Piana, que falará sobre o tema “Autismo! A luta pelo direito”.

Co-autora da Lei 12.764/12, a chamada Lei do Autismo, Berenice Piana é natural de Dois Vizinhos, Sudoeste do Paraná, mas mora há mais de 10 anos em Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro. Mãe de três filhos, sendo o caçula, diagnosticado com Autismo. Logo nos primeiros anos de vida, o menino começou a apresentar mudanças no comportamento.

Publicidade
Publicidade

Após buscar informações com diversos especialistas e sem conseguir um diagnóstico adequado, estudou por conta própria até chegar à conclusão de que ele era autista.

Por ser pouco conhecido, o transtorno não tinha tratamentos bem definidos, o que dificultava a realização de matrículas do filho em escolas regulares e na educação especial existiam ferramentas adequadas.

Entre 2008 e 2009, Berenice iniciou a movimentação para criar e aprovar uma lei que garantisse direitos e dignidade aos autistas. Com o apoio de diversas lideranças e forças políticas, no dia 27 de dezembro de 2012, foi sancionada a Lei Federal n° 12.764.

A matéria estabelece diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e trata dos direitos conferidos à pessoa com transtorno do espectro autista, como vida digna, integridade física e moral, livre desenvolvimento da personalidade, segurança e lazer; proteção contra qualquer forma de abuso e exploração; acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo, o atendimento multiprofissional, a nutrição adequada e a terapia nutricional, os medicamentos e as informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento; acesso à educação e ao ensino profissionalizante; acesso à moradia, inclusive à residência protegida; acesso ao mercado de trabalho; e, acesso à previdência social e à assistência social.

Publicidade